Módulo Graduação do SIGAA está em fase final de implantação

Publicada em 08/04/2022

A UFSJ prepara os últimos ajustes para a entrada no ar do Módulo Graduação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A migração dos dados para a nova plataforma será realizada ainda no mês de abril. O sistema promoverá a integração de todos os processos da vida acadêmica, agregando diversas ferramentas utilizadas por alunos, professores e técnicos administrativos. A partir da implantação, todas as informações do CONTAC e do Diário Eletrônico poderão ser acessadas no SIGAA. A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proen), o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) e a Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (Dicon) são responsáveis por implementar o Módulo Graduação do sistema.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Elisa Tuler, enfatizou a importância da implantação do SIGAA para os cursos de Graduação da UFSJ. “Inicialmente, teremos um período de desafios durante a implantação, mas estamos nos preparando da melhor forma possível. Em 2021, fizemos mais de 20 reuniões de Congregação nas quais, entre outros assuntos, foram discutidas e revistas partes de mais de cem resoluções, relacionadas diretamente à Graduação da UFSJ”. A pró-reitora destacou ainda a atuação dos profissionais da universidade na realização deste trabalho. “Através de um trabalho conjunto com NTInf e DICON/PROEN e, contando com o apoio e paciência de toda a comunidade acadêmica, conseguiremos implantar de forma eficaz e efetiva um sistema que trará melhoria nos trabalhos realizados por todos os  envolvidos”.

O público estudantil irá ganhar muitas facilidades quando o sistema entrar no ar. Com o acesso remoto, os alunos poderão consultar, acompanhar e efetuar diferentes atividades relativas à sua vida acadêmica a qualquer hora e de qualquer lugar.  O espaço integrado irá possibilitar uma interação entre as áreas da UFSJ, podendo ser acessado dentro e fora das aulas.

No novo sistema, o aluno terá acesso ao Portal do Discente que possui um design didático com navegação intuitiva e oferecerá aos alunos uma série de funcionalidades que visam contribuir com o ensino-aprendizagem na instituição. Por meio do sistema, com um único login, o estudante terá acesso a diversos serviços, como realização de matrícula, histórico escolar, declaração de vínculo com a instituição, atestado de matrícula, entre outras. O Portal do Discente também disponibilizará para alunos, professores e técnicos administrativos ferramentas online como fóruns, download e upload de arquivos e documentos, avaliações e muito mais.

SIGAA na Pós-graduação
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Prope) utiliza as funcionalidades do SIGAA, desde o primeiro semestre de 2020. Por meio dos módulos Lato Sensu, Pesquisa e Stricto Sensu, a comunidade pode usufruir das diversas funcionalidades do sistema. Matrícula, desvinculação, trancamento, histórico, diploma, defesa são algumas das ferramentas oferecidas pelo SIGAA.

Sistema SIG
Os Sistemas Integrados de Gestão (SIG) são compostos por um conjunto de sistemas que visam administrar, de forma eficiente e segura, informações e procedimentos das diferentes áreas que compõem as Instituições de Ensino Superior. Desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o sistema já é utilizado por mais de 30 instituições do país. Em 2013, a UFSJ optou por aderir a rede de colaboração dos sistemas integrados de gestão e, atualmente, se encontram em pleno funcionamento o SIPAC e o SIGRH.