UFSJ no Simpósio de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica em Ouro Preto

Publicada em 11/04/2022

Acontece, entre os dias 22 a 24 de agosto, o 1º Simpósio Nacional de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica (FluHidros). O evento, que será sediado em Ouro Preto, é organizado pela Câmara de Hidráulica da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), juntamente da Universidades Federal de Ouro Preto (UFOP), Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal de São João del-Rei (UFSJ) e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).
 
O evento é direcionado para estudantes, professores, pesquisadores e organizações que atuam no setor de hidráulica e mecânica dos fluidos e suas áreas relacionadas. As inscrições estão abertas até agosto deste ano. 
 
O tema desta edição do simpósio é “Desenvolvimento, segurança e preservação ambiental”. O professor do curso de Engenharia Civil do Campus Alto Paraopeba (CAP) e membro da comissão de organização do simpósio, Emmanuel Teixeira, fala sobre a importância dessa discussão: “Como é de conhecimento geral, nos últimos anos, Minas Gerais vem sendo palco de uma série de acidentes envolvendo barragens de rejeitos, o que torna pertinente a realização de um evento como esse em Ouro Preto, buscando ampliar a divulgação de trabalhos científicos no meio técnico local”, comenta.
 
Áreas temáticas
Os participantes interessados podem submeter trabalhos que abordem os seguintes temas: Mecânica dos Fluidos (Educação, Hidráulica e Mecânica dos Fluidos Ambiental), Geomorfologia de Rios, Costas e Estuários (Reologia, Erosão e transporte de sedimentos), Obras hidráulicas (Modelagem física e numérica e Projeto), Sistemas fluido-mecânicos (Máquinas, instalações e saneamento) e Hidráulica aplicada a sistemas de drenagem e de saneamento. A data limite de submissão é 30 de abril, e os artigos devem ser encaminhados neste endereço. 
 
O professor Emmanuel reforça a relevância de realizar o simpósio em parceria com as Universidades. “Ressalta-se a importância de integrar acadêmicos da área, considerando o elevado número de Universidades Públicas e Privadas que se encontram na região de realização do evento, proporcionando uma oportunidade para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos neste meio e que podem contribuir de forma expressiva para as problemáticas supracitadas”, explica. 
 
A expectativa do professor é que o evento receba cerca de 250 participantes. Haverá emissão de certificado. 
 
Para mais informações, acesse o site do simpósio ou entre em contato com fluhidros@abrhidro.org.br.