Retorno presencial: O que é um Restaurante Universitário?

Publicada em 11/04/2022

O Restaurantes Universitário, mais conhecido como RU, está instalado no campus da Universidade, e oferece serviço de alimentação para os estudantes a preços acessíveis. Na UFSJ, há restaurantes em todos os campi e, com o retorno das aulas presenciais, os RUs estarão novamente abertos, seguindo o cronograma disponível no link

Para acesso aos RUs, é necessário que o aluno de graduação presencial apresente a carteira estudantil, que pode ser solicitada através do Minha UFSJ. Para quem já a possui, é necessário atualizar o selo de validade na biblioteca. Um sistema auditável fará a leitura das carteiras estudantis de forma que o número de matrícula do discente de graduação presencial seja identificado através de um banco de dados gerenciado pela UFSJ. Para esse primeiro momento, também é possível apresentar o comprovante de matrícula junto a um documento oficial com foto.

Os discentes têm direito a duas refeições diárias parcialmente subsidiadas pela Universidade, seja marmitex e/ou refeições consumidas no restaurante, pelo valor de R$ 2,75. O preço foi mantido em relação a 2020, período anterior à interrupção das atividades por conta da pandemia. Caso o estudante queira consumir além dessa quantidade no dia, ele pagará o valor integral referente às refeições excedentes, assim como os demais usuários (discentes de graduação EAD, discentes de pós graduação, servidores efetivos e terceirizados e visitantes/comunidade externa). Neste caso, os valores são:

• Restaurante Universitário do campus Alto Paraopeba: R$ 10,73
  • Restaurante Universitário do campus Centro Oeste Dona Lindu: R$ 11,65
  • Restaurante Universitário do campus Dom Bosco: R$ 11,00
  • Restaurante Universitário do campus Santo Antônio: R$ 12,18
  • Restaurante Universitário do campus Sete Lagoas: R$ 11,72
  • Restaurante Universitário do campus Tancredo Neves: R$ 12,25

Os restaurantes do CSA, CTAN, CDB, CAP fornecem almoço e jantar, enquanto os do CCO e CSL fornecem apenas almoço. O horário de almoço é de 11h às 13h30 e de jantar, de 17:30h às 19:30h.

Pesquisa de Satisfação

Há uma pesquisa de satisfação para cada RU disponível na página da PROAE.  O SAMOR (Setor de Alimentação e Moradia da PROAE) ressalta a importância da participação dos usuários para resposta mensal, para que seja possível garantir a qualidade da alimentação e da execução contratual.

Cuidados para o retorno

O SAMOR espera que os usuários dos restaurantes sejam cada vez mais bem atendidos no quesito de garantia de uma alimentação adequada, balanceada e nutritiva e não está medindo esforços para que as refeições servidas nos RUs atendam às exigências sanitárias, nutricionais e contratuais. De acordo com a nutricionista Camila Negreiros, o Setor viabilizou a nova contratação de empresas prestadoras de serviços nos restaurantes, reformulando e atualizando todos os termos de referência, de forma a atender melhor às necessidades da comunidade acadêmica. “Para um restaurante universitário funcionar, vários setores da universidade se mobilizam, então aproveitamos para deixar nosso agradecimento a todos os envolvidos que direta e indiretamente se empenharam para esse retorno”, ela ressalta.

Vale lembrar que as medidas de proteção contra a covid-19 para o retorno presencial, disponíveis no link, ainda devem ser seguidas ao frequentar o RU. Terá álcool em gel disponível por todo o restaurante, além de pias para higienização das mãos. Evitar conversar no momento em que estiver se servindo, lavar as mãos antes de se servir e usar o álcool, e usar a máscara cobrindo a boca e o nariz são medidas simples que valem reforço.