Conferência Municipal de Saúde Mental de São João del-Rei é realizada na UFSJ<br />

Publicada em 13/04/2022 - Fonte: ASCOM

A UFSJ sediou a Conferência Municipal de Saúde Mental de São João del-Rei, realizada na tarde da última terça-feira, 12 de abril. Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), o evento teve como tema A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS. Cerca de 120 pessoas participaram do encontro que contou com a presença do reitor da Universidade, Marcelo Andrade; do Secretário de Saúde da cidade, José Marcos Ferreira de Andrade; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Raimundo Dias, entre outras autoridades. 
 
Marcelo Andrade destacou a importância do evento para que seja garantida a participação coletiva e o atendimento às expectativas dos usuários da saúde no município. “O debate sobre a saúde mental é de extrema relevância, pois contribui para o grande desafio de saber como ajudar as pessoas que precisam em uma sociedade tão desigual”. 
 
O reitor ainda salientou o papel fundamental da ciência para a saúde e para a luta contra a pandemia, citando as contribuições da UFSJ com as cidades onde possui campi. “Durante a pandemia, a instituição produziu álcool gel, promoveu cursos de desinfecção e disponibilizou sua frota de veículos para a campanha de vacinação. É também necessário destacar a importância do Sistema Único de Saúde e das políticas públicas de saúde no desenvolvimento de ações de combate à Covid-19, por meio das quais muitas vidas foram salvas. Se conseguimos sair deste momento tão difícil, foi graças ao conhecimento científico e ao SUS”, completou. 
 
O presidente do CMS, José Raimundo, também exaltou o Sistema Único de Saúde e todas as pessoas que fazem parte do SUS. “Agradeço ao trabalho realizado pelos profissionais e também aos usuários que nos mostram nossas deficiências e fragilidades e contribuem para que possamos melhorar os serviços prestados”. 
 
Durante o evento, o Centro de Convivência - Núcleo de Saúde Mental apresentou ao público uma peça teatral, idealizada, produzida e interpretada pelos pacientes do local.