Professor da UFSJ lança livro sobre Português como língua estrangeira

Publicada em 28/04/2022

Nesta quinta-feira, 28, a partir das 18h, o Solar da Baronesa recebe o relançamento presencial do livro Português como língua estrangeira: habilidades orais, conhecimentos linguísticos, multiletramento e a importância da educação para a diversidade, do professor Cláudio Márcio do Carmo, do Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ (Delac).

O livro tem como base o Português como Língua Estrangeira (PLE) e o crescente número de pessoas interessadas pelo idioma e pelo Brasil, consagrando-se como um estudo de estratégias para o ensino de Português, com foco no gênero Oral Proficiency Interview (OPI). A iniciativa é uma parceria entre a Universidade Federal de São João del-Rei e a Universidade da Georgia (UGA).

“A obra traz os principais resultados de um pós-doutorado pelo Centro de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos da University of Georgia (EUA). Ele desemboca na importância do multiletramento como um aspecto essencial para adentrar no universo da diversidade sociocultural que permeia o ensino de uma língua”, explica Cláudio do Carmo.

Outra metodologia
Para o professor, os principais resultados do projeto apontam para um momento denominado “colapso linguístico” dentro do gênero OPI, que ocorre quando o entrevistador busca “desconcertar” ou “desestabilizar” o entrevistado, que precisa fazer uso de todo o seu conhecimento linguístico e de mundo para dar continuidade ao processo. “A partir de abordagens de origem sistêmico-funcional, propomos uma metodologia para o ensino que abarque o elemento sociocultural requerido para superação desse colapso.”

Sobre os resultados e potencialidades da publicação para o curso de Letras e a UFSJ, Cláudio é enfático: “Penso que ela traz não apenas resultados teórico-práticos para o ensino de Português como Língua Estrangeira, mas estreita os laços para o processo de internacionalização, ao colocar o foco num importante programa de intercâmbio entre a UFSJ e a UGA, abraçado competentemente pela Assessoria Internacional, graças ao trabalho da professora Liliane Assis Sade”, destaca.

O livro já havia sido lançado de maneira virtual, mas será o primeiro evento presencial para celebrar o trabalho desenvolvido pelo professor: “Penso que possa ser um momento de retomada de uma atividade que não pode acontecer por causa da pandemia, razão pela qual optamos, num primeiro momento, pelo lançamento em uma live, que teve todo o suporte do Departamento de Letras.”

Acompanhe mais detalhes do relançamento nas redes do Centro Cultural da UFSJ. Para comprar o livro, clique aqui.

Gabriella Canuto
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom