Você conhece a Síndrome de Edwards?

Publicada em 02/05/2022 - Fonte: ASCOM

A Trissomia do Cromossomo 18 (T18), ou Síndrome de Edwards, é definida pela alteração no código genético desse cromossomo. Essa doença atrasa o desenvolvimento fetal, podendo causar uma série de danos físicos e mentais. Apesar de ser a segunda condição genética que mais afeta bebês, ainda é pouco conhecida pela sociedade e pelas equipes multidisciplinares de cuidado à saúde.

A professora Patrícia Mesquita, do Departamento de Engenharia Química da UFSJ, viveu de perto essa realidade com seu filho João Marcos, portador da T18. João viveu por apenas cinco meses após seu nascimento em maio de 2021, mas a mãe afirma que foi o suficiente para fazer as pessoas ao seu redor muito felizes. O desejo dela é que as equipes de saúde tenham um olhar mais humanizado para esses pacientes que já carecem de tamanho cuidado e faz um apelo à comunidade acadêmica: “Nós, como Universidade Federal que gera e dissemina o conhecimento e forma profissionais que atuam diretamente com esses pacientes (médicos, enfermeiros e psicólogos), precisamos internalizar que falar de vida não é falar sobre o tempo e sim sobre a intensidade. Toda vida precisa e merece ser cuidada, pois cada paciente é único e representa o maior amor para suas famílias.”

Patrícia faz um convite à comunidade acadêmica da UFSJ para participar do II Congresso Nacional dos Amores Perfeitos, promovido pelo grupo T18 Brasil. Nesta sexta, 6, às 20h, ela vai falar sobre números preliminares da T18 no Brasil.

A programação se estenderá por todo o mês de maio, começando no dia 4, com a presença de diversos especialistas na Síndrome. No encerramento, o destaque é a participação do Dr. John Carey, uma das autoridades mundiais no tema. O evento é gratuito e será transmitido pelo YouTube.

Acompanhe notícias do Congresso no Instagram: @trissomia18.

 

Gabriela Moraes
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom