Análise laboratorial garante segurança alimentar e da qualidade da água no CTAN

Publicada em 03/05/2022

No dia 6 de abril, foram relatados casos de suspeita de toxinfecção alimentar entre alunos do Campus Tancredo Neves (CTAN), em São João del-Rei. A partir dos relatos, a instituição buscou analisar amostras da refeição do restaurante universitário e também da qualidade da água do CTAN.

Os laudos referentes à refeição do RU apresentaram resultado negativo para contaminação por Clostridium perfringens, Escherichia coli, Estafilococos coagulase positiva, Salmonella sp, Bacillus cereus. O Setor de Alimentação e Moradia da UFSJ (Samor) ressalta que “a fiscalização está constantemente atuando para que a garantia da qualidade sanitária e o cumprimento das exigências contratuais sejam cumpridas” e se coloca à disposição para esclarecimentos.

Em relação à análise da qualidade físico-química da água disponibilizada para consumo humano no CTAN, realizada pelo Laboratório de Química do Departamento de Ciências Naturais da UFSJ, com amostras coletadas no dia 12 de abril, foram obtidos "resultados satisfatórios segundos valores de referência estabelecidos pela Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde”.

A Divisão de Prefeitura de Campus esclarece que todos os reservatórios de água da UFSJ são devidamente vedados e recebem inspeções periódicas dos funcionários da empresa de manutenção predial. No período de dezembro de 2021 a março de 2022, todos os reservatórios da instituição, inclusive os específicos para coleta de água de reuso, foram limpos e higienizados por empresa contratada para este fim.

A Universidade Federal de São João del-Rei reforça que, embora mantenha atenção plena à segurança alimentar em seus campi e à qualidade da água, eventuais ocorrências suspeitas de intoxicação alimentar devem ser comunicadas a samor@ufsj.edu.br.