Rafaella Samira Barbosa Pereira estuda Engenharia Civil no CAP

Publicada em 05/05/2022

Eu me chamo Rafaella, nasci em Coronel Fabriciano, ingressei na UFSJ no final de 2016, e estou no último período da faculdade.

Minha escolha pelo curso de Engenharia Civil é oriundo de um processo muito natural. Desde muito nova eu sempre fui muito curiosa e fazia perguntas para meus pais como: Como a água sai dos rios e chegam às nossas casas? Como aquele prédio está em pé? E eu deixava meus pais encucados para explicar isso a uma criança. Depois de um amadurecimento, percebi que aquelas eram perguntas engenhosas e que eu precisava de um conhecimento mais aprofundado para obtê-las. Então, nasceu a Engenharia Civil em minha vida.

Após a realização do Enem, fui participar de uma pesquisa sobre qual universidade eu escolheria. Busquei referências, li comentários na internet, dei uma olhada no site da faculdade e me encantei com as fotos do campus! Diante de tanta informação, optei pela faculdade de Engenharia Civil. Passei! E meu sonho era tirar uma foto na frente da placa que existe no campus, com uma blusa de formatura, assim como eu vi tantas fotos quando ingressei. E consegui!

Em minha trajetória na faculdade eu tive a oportunidade de participar de algumas atividades extraclasse, que me enriqueceram e me fizeram amadurecer cmo profissional e pessoa. No meu primeiro período, fui convidada por um professor para realizar uma iniciação científica, na qual fiquei por três anos consecutivos. Durante o ano de 2017, também tive a oportunidade de participar da Empresa Júnior do meu curso, a Ideal Consultoria, fui trainee, assessora e diretora, até 2020. Sou membro da comissão de formatura desde 2018. Sou bolsista de Iniciação Científica até hoje, com outro professor.

Minha experiência na UFSJ foi muito enriquecedora, tive muito apoio de professores, alunos e projetos para me tornar engenheira. A Universidade oferece muito suporte! É uma instituição muito acolhedora e que tem crescido mais a cada dia. O Campus Alto Paraopeba, no qual eu estudo, tem se desenvolvido bastante desde que eu ingressei, estando sempre em avanço com a construção de novos prédios, melhorando os laboratórios, biblioteca e salas de aula. Dentro do meu curso especificamente é recorrente a abertura de editais que nos permitem acesso a bolsas para monitorias, iniciação, pesquisas e projetos de extensão.

Os professores são muito capacitados, estão sempre dispostos a nos ajudar, a aprender e ensinar com muita maestria. A coordenadoria é receptiva e está sempre disponível para auxiliar os discentes. A cidade de Ouro Branco recepciona bem os alunos e a região do Alto Paraopeba oferta muitas vagas para os cursos que o campus possui. É notório que as indústrias e empresas de renome estão sempre em busca de estagiários que tenham se formado na UFSJ, pelo histórico e imagem positiva que possuímos.

Dito tudo isso, acredito que a UFSJ é uma excelente Universidade! Tenho muito orgulho de ser aluna e de ser uma futura engenheira formada pela instituição. Para os estudantes que estão com dúvidas em relação ao ingresso, escolham sem medo! Terão apoio estudantil, acesso a ensino de qualidade, possibilidade de participação em projetos de iniciação científica, extensão, treinamento profissional e monitoria, localização estratégica e diversas outras vantagens.