Passos para o desenvolvimento da agropecuária: começa a 14ª SIT

Publicada em 05/05/2022

A 14ª Semana de Integração Tecnológica (14ª SIT), evento que procura impulsionar o setor agropecuário por meio da troca de conhecimentos e tecnologias, começa nesta segunda, 9 de maio, em Sete Lagoas (MG). A edição 2022 traz como tema Desenvolvimento regional, inclusão socioprodutiva e empreendedorismo, com atividades presenciais e virtuais, em uma programação diversificada, com seminários, dias de campo, cursos e palestras. As inscrições serão recebidas até o dia 8, neste site.

Criada em 2008, a SIT é um evento de transferência de tecnologia, que tem se consolidado como importante estratégia para o desenvolvimento regional. Estão programados quatro seminários, seis dias de campo, 28 cursos e 12 palestras, incluindo atividades sob coordenação da UFSJ. A Universidade é apoiadora tradicional da Semana, realizada em conjunto com a Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas, com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e com o Sistema Faemg (Faemg/Senar/INAES/Sindicatos).

A solenidade oficial de abertura, à qual o reitor Marcelo Andrade estará presente, vai receber autoridades, lideranças e representantes das instituições parceiras. Na agenda, mostra de tecnologias e apresentação de oportunidades para estruturação de parcerias, além do lançamento da Caravana Embrapa FertBrasil em Minas Gerais. A caravana é uma jornada que percorrerá as principais regiões agrícolas do país, levando ao produtor rural informações para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes.

Os cursos da 14ª SIT abordam assuntos variados, como pecuária, agricultura de precisão, máquinas agrícolas, técnicas de produção orgânica, manejo de irrigação, fabricação de laticínios, propagação de hortaliças e implantação de pomares. Dias de campo, palestras e seminários têm inscrições gratuitas. Estão previstos dois dias de campo presenciais (sobre bioinsumos e sobre integração lavoura-pecuária-floresta) e um virtual, sobre tecnologias para cria e recria de bezerros.

Programação
A programação completa da Semana de Integração Tecnológica pode ser conferida no site https://sitintegracao.com.br/. As inscrições devem ser feitas para cada atividade selecionada pelo participante.

Diversas instituições apoiam a realização da SIT, a fim de integrar os setores que compõem o segmento agropecuário. Entre elas, a empresa Bioma, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), a KWS Sementes, a NOOA Brasil e o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL).