Inovação e empreendedorismo: Enimpacto recebe novos inscritos

Publicada em 10/05/2022

A Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto) está cadastrando projetos empreendedores e inovadores que tenham interesse em participar de ações de incentivo e fomento. Neste link: https://yjl0ez45.sibpages.com/.

Criada em 2017, a iniciativa se volta para universidades, visando multiplicar negócios de impacto nas instituições de ensino superior. O programa está aberto à participação de pesquisadores, professores e comunicadores de universidades brasileiras e receberá novos integrantes de forma contínua.

Na UFSJ, a Enimpacto abre novas possibilidades para as ações de empreendedorismo, especialmente junto ao Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec), como destaca seu coordenador, Paulo Granjeiro: “O Núcleo tem experiência e pode orientar e contribuir para que novas ações estejam inseridas em projetos de fomento e ganhem investimentos para crescerem e se desenvolverem.”

Projetos da UFSJ já participam de programas divulgados pela Enimpacto. “A UFSJ possui projetos aprovados no Catalisa ICT e um projeto contemplado pelo Centelha. Também iremos trabalhar para estarmos inseridos nos outros programas, o RHAE e o Ideiaz, além das demais oportunidades que vierem a surgir por meio da Enimpacto”, destaca Granjeiro.

Enimpacto
A iniciativa é uma articulação de órgãos e entidades da Administração Pública Federal, do setor privado e da sociedade civil. Nas universidades, o objetivo é viabilizar soluções inovadoras para problemas socioambientais do Brasil, por meio da união entre pesquisa científica e empreendedorismo, incluindo o tema nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A ação é realizada por meio de parceria entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).