Semana de Integração Tecnológica debate desenvolvimento regional

Publicada em 11/05/2022

A 14ª Semana de Integração Tecnológica (14ª SIT), que se estende até a próxima sexta, 13, vem debatendo temas relevantes das Ciências Agrárias, empreendedorismo e inclusão socioprodutiva. O tradicional evento vem impulsionar o setor agropecuário mineiro, por meio do incentivo à inovação e à implementação de parcerias, com uma programação diversificada de capacitações em forma de seminários, dias de campo, cursos e palestras. A cerimônia de abertura, no auditório da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), contou com representantes de todas as entidades apoiadoras, inclusive a do reitor Marcelo Andrade.

A parceria da UFSJ com a SIT traz diversas vantagens para a comunidade acadêmica. Para o professor Édio Costa, representante dessa cooperação, é importante destacar o segmento que completa o tripé Pesquisa, Extensão: no caso específico da UFSJ, o Ensino, integrando um dos setores que compõem o segmento agropecuário regional. “A Semana é uma oportunidade para trocas de experiências, e que também propõe uma agenda positiva com produtores, empresas e representantes políticos e institucionais ligados ao tema.”

Contribuições
A UFSJ, nessa edição, é responsável pelo oferecimento de nove cursos e palestras nas áreas de entomologia, alternativas para alimentação animal, conservação de pastagens, utilização de bambus, irrigação, empreendedorismo e acesso a crédito. “Penso que as instituições de pesquisa, como as universidades, podem contribuir muito para a produção agrícola sustentável”, declarou Marcelo.

O reitor lembrou também que um dos objetivos da criação do Campus Sete Lagoas foi “estar a serviço dos produtores rurais, pequenos, médios e grandes agricultores, homens e mulheres, para socializar o conhecimento na área agrícola e contribuir para o desenvolvimento regional e para o desenvolvimento do Estado.”

O investimento em Ciência, lembrou Marcelo, não é uma escolha, é uma ação necessária, guiada pela troca de conhecimentos. “As instituições de pesquisa, com as universidades, podem contribuir muito para a produção agrícola sustentável. Minas Gerais já é e continuará sendo uma referência na educação superior e na produção de conhecimento científico. Esse é o patrimônio que todos nós temos que nos orgulhar”, finalizou.

A programação completa da Semana de Integração Tecnológica pode ser conferida em https://sitintegracao.com.br/. As inscrições devem ser feitas para cada atividade selecionada pelo participante.

Luiza Tomey
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom