Projeto de pesquisa sobre iluminação cênica começa a percorrer o país

Publicada em 11/05/2022

A documentação da iluminação cênica como modo de fazer, formação e transmissão de conhecimentos, iniciativa do Núcleo de Estudos de Técnicas e Ofícios da Cena (NETOC), do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena da UFSJ (GPHPC) , entra em cena nesta semana, em Curitiba (PR).

Financiado pelo CNPq e pela Fapemig, e coordenado pelo professor Berilo Luigi Deiró Nosella, o GPHPC tem como objetivo coletar e analisar documentos relacionados e produzidos a partir da prática da Iluminação Cênica (teatro, ópera e dança) no Brasil, e se apresenta como a primeira etapa de um projeto integrado maior sobre o fazer dessa prática.

Além do Brasil, o grupo vai coletar dados também na Itália e na Argentina. Com vigência até 2024, a primeira fase da pesquisa consiste em, justamente, realizar viagens de campo para coleta desses documentos. A primeira viagem, com destino à Curitiba, é uma ação construída em parceria com professoras Nadia Moroz Luciani, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e Fabiana Siqueira Fontana, da Federal de Santa Maria (UFSM), que conta ainda com a participação do iluminador cênico Marcelo Augusto Santana, bolsista de Desenvolvimento Técnico e Científico da Fapemig e responsável pelo canal Da ideia à luz, no YouTube.

“Nessa ocasião, vamos coletar documentos do acervo do Teatro Guaíra, com a ajuda de sua equipe técnica e a colaboração do cenógrafo e iluminador Carlos Kur, responsável pelos projetos de cenário e iluminação dos espetáculos de dança do Guaíra por mais de 20 anos, e a do iluminador Beto Bruel, um dos principais profissionais da área em nosso país, com mais de 40 anos de carreira”, destaca Berilo Nosella.

Ainda como ação em Curitiba, o professor Berilo acompanhou o segundo módulo da Oficina de Iluminação Cênica, oferecida pelo Laboratório de Iluminação Cênica da Unespar, e vai participar, nesta quinta, 12, de debate com iluminadores curitibanos sobre Documentos de Iluminação Cênica.

Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena
O Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena da UFSJ (GPHPC) nasceu da articulação das práticas de pesquisas de três docentes e artistas, da UFSJ e da UFOP, e propõe o aprofundamento de investigações que busquem uma radical articulação entre teoria e prática na pesquisa cênica, com foco tanto em aspectos analíticos das cenas do passado quanto em procedimentos da cena contemporânea, tendo a problematização do político como eixo articulador das motivações e enfrentamentos.

Atualmente, o grupo congrega pesquisadores de diversas instituições: UFSJ, UFOP, UFMG, UNICAMP, UFSM, USP e Universidad Nacional de las Artes (UMA), de Buenos Aires. Para acompanhar ações e resultados do projeto, acesse o site, Facebook ou Instagram.

Gabriella Canuto
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom