Suellen Jacques, egressa do curso de Jornalismo da UFSJ

Publicada em 12/05/2022

Sou Suellen Jacques e me formei em Jornalismo na UFSJ em 2017. Estudei em escola pública e a minha trajetória profissional esteve sempre relacionada com a fotografia e o audiovisual. Comecei a fotografar em 2011 e a filmar e editar vídeos, na faculdade.

Hoje sou operadora de câmera e trabalho na Rede Globo, no Rio de Janeiro. Desde 2015 que eu tento esse processo seletivo da Globo e em 2021 fui selecionada. Há cinco meses que estou na empresa. Operei câmera no Big Brother Brasil 22 e agora estou no The Voice Kids. Não tenho uma rotina específica de gravação, vou sendo alocada para cada produto. No BBB eu participei de todos os turnos de gravação e de algumas provas e festas. O grande aprendizado foi trabalhar com câmeras diferentes de tudo que eu já tinha operado, que é a Broadcast.

Antes de escolher o curso de Comunicação Social, eu queria fazer veterinária, mas como o curso era integral e não tinha a faculdade em São João del-Rei, eu desisti, pois não conseguiria me manter em outra cidade sem trabalhar. Como eu já tinha essa ligação com imagem e morava em São João, optei pelo Jornalismo.

A minha experiência como aluna foi muito significativa, tanto na sala de aula, como fora dela. Os estágios e as minhas atividades extraclasse foram essenciais para eu adquirir experiência para a área que eu sigo hoje.

O que a UFSJ tem de melhor é uma rede de apoio muito grande, dos professores, dos alunos, das assistências estudantis. É um conjunto que deixa os calouros e veteranos muito acolhidos.

O que eu deixo de mensagem para os futuros alunos é: Façam sempre o que gostam e o que tem afinidade, sem deixar de pensar num futuro com uma certa estabilidade. Infelizmente, a nossa profissão hoje é muito desvalorizada e ficou muito defasada salarialmente. Apesar disso, você tem que se sentir feliz e orgulhoso do que faz e ao mesmo tempo sobreviver no nosso país.