Fapemig lança nova edição do Programa Centelha

Publicada em 13/05/2022 - Fonte: ASCOM

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais comemora seus 36 anos com uma grande notícia para a comunidade científica: o lançamento da segunda edição do Programa Centelha MG. O evento presencial, aberto ao público, está marcado para a próxima quarta, 18, às 14h, no auditório da Fapemig. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, comparecerá à solenidade.

Desde 2013, a Fundação possui linhas de fomento à inovação em Minas Gerais, quando lançou o Programa Tecnova. Em 2019, o Programa Centelha MG foi lançado e executado pelo Departamento de Proteção e Transferência de Conhecimento (DPT), ligado à Gerência de Inovação da Fapemig. Compreendido como uma linha de empreendedorismo em Minas Gerais, o Centelha MG tem o objetivo de promover a inovação, o desenvolvimento de novas tecnologias, a geração de novas empresas e empregos e de ganhos econômicos para o Estado.

Em sua primeira edição, o Programa contemplou 15 projetos das 523 ideias submetidas. O Para o chefe do DPT, José Fernando de Oliveira Vilela, o Centelha MG preza pelo atendimento e assistência às empresas. Para Célia Regina Loureiro, membro da equipe executora do Centelha MG, são altas as expectativas para o Programa em 2022. “Nessa segunda edição, a ideia é repetir o bom desempenho das empresas da edição anterior, e contribuir para o avanço do ecossistema inovador mineiro. Espera-se que as empresas interessadas no Programa trabalhem com tecnologias que não sejam facilmente copiáveis, uma vez que o Centelha projeta soluções tecnológicas que atendam diretamente a sociedade, trazendo perspectivas de inovação para o país.” O Programa Centelha se tornou referência para o ecossistema empreendedor, visando transformar ideias de empresas nascentes de base tecnológica em grandes negócios, com aplicabilidade direta para a sociedade. A UFSJ foi uma das instituições contempladas.

Novidades do Programa Centelha MG em 2022
Além da trilha de capacitações voltada para a formação dos empreendedores, nesta segunda edição o Programa Centelha MG possibilitará vouchers de bolsas do CNPq, no valor de R$ 26 mil para cada uma das empresas participantes. Em 2022, serão 25 empresas contratadas, havendo a possibilidade de mais seis, situadas nas regiões mineiras ligadas à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). No total, serão 31 empresas contratadas pelo Centelha.

Programa Centelha
O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). É operado pela Fundação Certi e, em Minas, é executado pela Fapemig. No ano de 2022 acontece em todas as unidades federativas do Brasil, com exceção do estado do Acre.