Semana de Integração Tecnológica: balanço da 14ª edição

Publicada em 17/05/2022 - Fonte: ASCOM

A Semana de Integração Tecnológica (SIT) promoveu, entre os dias 9 e 13 de maio, dezenas de cursos e palestras, dias de campo e seminários, numa rica troca de informações e experiências.

Em sua 14ª edição, a SIT contou com aproximadamente duas mil inscrições. Cursos on-line e presenciais abordaram diversos temas ligados à cadeia agropecuária, como aquaponia, agricultura de precisão, implantação e manejo de pomares, recuperação de pastagens degradadas, técnicas de produção orgânica, fabricação de laticínios, alimentação de rebanhos, máquinas agrícolas, controle de formigas e de cupins.

A abertura da SIT contou com o lançamento de uma nova opção de capim, a braquiária BRS Integra, cultivar desenvolvida para as condições de solo e clima do Brasil e destinada a uso em sistemas integrados de produção. Durante a solenidade, foi lançada também a caravana FertBrasil em Minas Gerais, iniciativa que irá percorrer as principais regiões agrícolas do país, levando ao produtor rural informações para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes.

Dois dias de campo presenciais apresentaram resultados de pesquisas nas áreas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e de bioinsumos. Os participantes puderam conferir tecnologias disponíveis para incrementar produtividades e ganhos em atividades agrícolas. Viram de perto áreas onde foram implantados sistemas integrados de produção e conheceram produtos biológicos que podem beneficiar as lavouras e reduzir gastos com fertilizantes.

Os bioinsumos ainda foram tema de seminário virtual, com palestras sobre sua importância e apresentação de três diferentes inoculantes, desenvolvidos para promover fixação biológica de nitrogênio, absorção de fósforo e resistência a estresse hídrico.

A pecuária foi tema de seminário e de dia de campo realizados em formato remoto. O tema em foco foi atividade de cria e recria na bovinocultura. Veja as gravações do seminário e do dia de campo disponíveis no canal da Embrapa no YouTube.

Inovação e empreendedorismo foram destaque na programação da 14ª SIT, em seminário presencial no Campus Sete Lagoas da UFSJ (CSL) e outro on-line, coordenado pela KWS Sementes, que apresentou discussões com enfoque na inovação no setor agropecuário.

Outro tema que tem ganhado cada vez mais relevância foi apresentado em modo remoto: Cultivos intercalares antecipados como estratégia para o aumento de produtividade em safrinha. O Sistema Antecipe, suas estratégias de implantação e seus resultados foram debatidos na ocasião.

Cursos da UFSJ
Foram oferecidos pela Universidade nove cursos e um seminário nas áreas de entomologia, alternativas para alimentação animal, conservação de pastagens, utilização de bambus, irrigação, empreendedorismo e acesso a crédito.

A UFSJ é apoiadora tradicional do evento. Segundo o professor Édio Costa, do CSL, a Semana é “um momento de oportunidades de aprendizado, aperfeiçoamento e contatos.”

Semana de Integração Tecnológica
Criada em 2008, a SIT é um evento de transferência de tecnologia que busca impulsionar o setor agropecuário e tem se consolidado como importante estratégia para o desenvolvimento regional. Realização da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), do Sistema Faemg (Faemg/Senar/INAES/Sindicatos) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Com apoio da empresa Bioma, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), a KWS Sementes, a NOOA Brasil e o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL).