UFSJ no Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional

Publicada em 18/05/2022

A UFSJ estará presente no 54º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO), evento anual que visa promover o encontro das comunidades acadêmico-científicas com profissionais interessados nas mais diversas áreas de atuação de Pesquisa Operacional. A edição deste ano ocorre entre 8 e 11 de novembro, promovida pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (Sobrapo).

A organização do Simpósio está sob responsabilidade da UFSJ, por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL), e da UFJF. A programação conta com minicursos, conferências plenárias, sessões técnicas de comunicação oral e sessões de pôsteres. Comunicadores podem, ainda, submeter, até 15 de agosto, artigos científicos, sejam pesquisa e/ou desenvolvimento e resultados experimentais. Os eixos temáticos podem ser conferidos aqui. O PPGEL vai cuidar da organização técnica dos artigos selecionados.

Quando perguntado sobre a importância de um evento desse porte para a UFSJ, o professor Marco Aurélio Schroeder, um dos coordenadores do encontro, destaca: “O PPGEL oferece hoje o mestrado em Engenharia Elétrica. Naturalmente, uma das principais metas do Programa é obter avaliação da Capes com nota suficiente para proposta, aprovação e oferta de um curso de doutorado. A realização de um evento dessa natureza, e toda a experiência associada, constitui atividade essencial valorizada pelos avaliadores da pós-graduação. Ao mesmo tempo, a UFSJ e o PPGEL terão visibilidade na comunidade científica nacional, estreitando parcerias de pesquisa com outros grupos nacionais, o que certamente fortalecerá nosso programa de pós.”

Pesquisa Operacional
É a área de conhecimento que estuda, desenvolve e aplica métodos analíticos avançados para auxiliar a tomada de decisão nas mais diversas áreas de atuação humana. Do ponto de vista prático, a Pesquisa Operacional demanda um esforço de equipe, em geral multidisciplinar, exigindo estreita cooperação entre líderes, analistas e pessoas que serão afetadas pela ação de gestão. Sendo assim, a PO demanda uma interação natural entre as áreas de administração, engenharias, computação e matemática. A UFSJ oferece cursos de graduação e de pós-graduação em todas essas áreas do conhecimento.