Laboratório de Psicologia Experimental é destaque em revista internacional

Publicada em 20/05/2022

O Laboratório de Psicologia Experimental da UFSJ (Lapex) foi destaque na revista americana Operants, editada pela Fundação B. F. Skinner, com sede nos Estados Unidos. A publicação aborda a temática Learning in the lab: Live animals vs. Computer simulation, debatendo sobre o uso de laboratórios com animais para o estudo de processos básicos de comportamento. O artigo está disponível para leitura e relata algumas experiências recentes de ensino e pesquisa em análise do comportamento em diferentes universidades e países.

O professor do Departamento de Psicologia, Lucas Cordeiro Freitas, contou que um grupo de discussão de pesquisadores brasileiros que trabalham com análise do comportamento entrou em contato com a Operants ao saber o tema da revista, relacionado às práticas de laboratórios que utilizam animais ou softwares para simulações. O docente participou da redação do texto e enfatizou a importância da publicação. “A citação da UFSJ em uma revista internacional é de extrema relevância, pois mostra o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na instituição. E também, ao estar presente na Operants, publicação produzida pela fundação que cuida das obras de um dos principais autores da área, coloca a UFSJ como parte desse legado dos estudos comportamentais.”

Ensino na UFSJ
Antes da pandemia, as atividades ministradas na disciplina Psicologia Experimental II incluíam a utilização de ratos vivos em práticas experimentais, sendo todas elas aprovadas pelo Comitê de Ética no Uso de Animais da UFSJ. Com o início do ensino remoto, as simulações com animais foram substituídas por sessões gravadas ou por testes com um rato virtual, por meio de software.

O Laboratório estuda agora formas alternativas para substituir os experimentos com os animais vivos, mantendo as experiências utilizadas durante a pandemia e investindo em novas tecnologias. Lucas Freitas detalha que diversas possibilidades estão sendo analisadas para garantir o ensino nas atividades didáticas. “Com os estudos, estamos verificando se é melhor mesclar as experiências com softwares e as práticas com animais, ou se seria possível substituir o uso dos ratos vivos.”

Com intuito de aprofundar essa linha de estudo, o Laboratório de Psicologia Experimental foi contemplado pelo Edital 01/2021/UFSJ/Reitoria, pelo qual receberá R$ 46.075,60. O montante será investido na aquisição de computadores e de licenças do software Sniffy the Virtual Rat, que serão utilizados nas práticas de ensino e aprendizagem do Lapex.

O professor explica a importância das atividades experimentais no processo de aprendizado. “Nas práticas experimentais, são arranjadas condições controladas que buscam demonstrar diferentes processos de aprendizagem. Essas práticas contribuem de maneira fundamental para a formação dos discentes na área de estudos comportamentais, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais a um psicólogo.”

A publicação
Fundada em 1988, a Fundação B. F. Skinner promove a ciência fundada pelo teórico norte-americano, um dos principais nomes da Psicologia na área comportamental. A instituição cuida do legado de Skinner e dos desdobramentos de sua pesquisa, apoiando as práticas derivadas dessa ciência. A revista Operants foi lançada pela fundação em 2014 e, desde então, conecta acadêmicos, estudantes e o público em geral aos temas debatidos pelo pesquisador.