Meio Ambiente: saiba como descartar resíduos na UFSJ

Publicada em 06/06/2022

No domingo, 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Momento propício para ajustar nossas ações, como, por exemplo, em relação ao descarte de resíduos. Na UFSJ, o Núcleo do Meio Ambiente (Nuamb) preparou um guia para o descarte correto de resíduos comuns, óleo de cozinha usado, toners/cartuchos e resíduos perigosos. Confira:

Resíduos comuns
Plástico, papel, papelão, vidro, metais e lixo orgânico devem ser descartados separadamente para possibilitar a reciclagem e reutilização, quando for o caso. Nos campi da UFSJ, há lixeiras para coleta seletiva de materiais recicláveis. A coleta seletiva possibilita aos agentes catadores de materiais recicláveis a coleta adequada.

Oléo de cozinha usado
Quando descartados incorretamente, por exemplo na pia, podem provocar diversos danos ao meio ambiente (mortes de espécies aquáticas, poluição dos solos) - e até mesmo às tubulações. Na UFSJ, o óleo pode ser descartado nos ecopontos do Dom Bosco, Santo Antônio e CTAN, por meio do Projeto Óleo Verde. O material coletado é destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São João del-Rei (Ascas).

Toners/cartuchos
Quando descartados incorretamente, por exemplo no lixo comum, podem provocar diversos danos ao meio ambiente, como a contaminação do solo e ambientes aquáticos. Toners e cartuchos podem ser reaproveitados, aumentando seu ciclo de vida. Na UFSJ, as unidades devem informar ao Núcleo de Meio Ambiente a quantidade a ser descartada e enviar ao mesmo Núcleo.

Resíduos perigosos
São todos aqueles que apresentam significativo riscos à saúde pública ou à qualidade ambiental. Na UFSJ, esses resíduos passam pelo gerenciamento, recolhimento, transporte, tratamento e destinação final. As unidades devem informar sobre os resíduos perigosos ao Nuamb.

Para contato com o Núcleo, acesse o site, mande e-mail ou ligue: (32) 3379-5111.