Daniel Victor Gonçalves Fonseca, aluno do curso de Engenharia de Alimentos

Publicada em 24/06/2022

Sou Daniel Fonseca, estudante do 9° período do curso de Engenharia de Alimentos na UFSJ, Campus Sete Lagoas (CSL). Sou natural da cidade e estudei, desde os três anos, como bolsista integral em escola particular. Minha trajetória na Universidade começou no ano de 2017, e eu tenho orgulho de ser UFSJ!

A existência de um campus na minha cidade foi um grande estímulo para eu ingressar no curso que, por coincidência, era o que eu realmente tinha interesse. A escolha da área de Engenharia de Alimentos não foi tão difícil para mim, já que durante meu caminho na escola, sempre tive muita afinidade pelas áreas de Exatas e Ciências Biológicas.

Sempre me considerei uma pessoa introvertida e, no Ensino Médio, tive muita dificuldade em apresentações em público e em trabalhar com pessoas que eu não conhecia. Esses eram alguns dos meus maiores medos ao ingressar na Universidade. Entretanto, apesar de, no início, ter sido um pouco difícil me adaptar, me desenvolvi ao passar de cada período e, hoje em dia, meus medos se tornaram uma das tarefas que mais gosto de realizar. Para isso, foi fundamental a participação em atividades extraclasse como empresa júnior, grupos de estudos, projetos de extensão, monitorias, Iniciação Científica e Centro Acadêmico.

Dentre as diversas “balbúrdias” das quais participei, as que mais me encantaram (e encantam ainda) são as voltadas para extensão. Com elas é possível dar oportunidade à comunidade externa, como escolas públicas e centros comunitários, desenvolverem atividades e oficinas voltadas para as disciplinas do curso. É um momento para trocarmos um pouco do conhecimento adquirido durante nossa formação. Esses projetos estão sendo fundamentais para o meu desenvolvimento: é possível perceber que o papel da Universidade não é apenas formar engenheiros, e sim formar pessoas e profissionais para a sociedade, que possam contribuir ativamente com ela.

O CSL vem se desenvolvendo e se expandindo a cada ano, visto que possui docentes e servidores bastante empenhados em executar suas atividades. O investimento feito na Biblioteca e nos diversos laboratórios nos possibilita regressar da Universidade com o conhecimento teórico e prático necessários para o mercado de trabalho.

A UFSJ, com toda certeza, é uma excelente Universidade, uma ótima oportunidade para os futuros estudantes universitários que ainda estão em dúvida de qual universidade cursar. A Engenharia de Alimentos possibilita que o profissional formado desempenhe seu papel tanto na área industrial, quanto em consultorias, no meio acadêmico e no desenvolvimento de novos produtos.