Enantiômeros da oxibutinina e o tratamento de doenças urinárias

Publicada em 24/06/2022

O artigo científico Separação enantiosseletiva da oxibutinina: uma investigação teórica e experimental é resultado da pesquisa de mestrado de Lilian Zin, com orientação do professor Clebio Soares e da professora Luciana Guimarães, ambos do Departamento de Ciências Naturais da UFSJ (Dcnat). O foco do trabalho foi tentar entender, por meio de estudo teórico e experimentos, como a oxibutinina, fármaco utilizado no tratamento de doenças urinárias, interage com outra molécula, simulando o que acontece no corpo humano quando ingerida.

Esse tipo de pesquisa é essencial para se compreender o melhor o funcionamento de moléculas que apresentam enantiômeros, como é o caso da oxibutinina. Na UFSJ, essas pesquisas são realizadas no Laboratório de Química Computacional e Teórica (LQTC). Simulações computacionais mostram o comportamento das moléculas estudadas na presença uma das outras, além da intensidade dessas interações.

Conquista recente decorrente dessa pesquisa foi o artigo ter sido a escolha do editor no periódico Química Nova, edição de maio. Para Lilian Zin, esse tipo de realização tem um valor especial: “Acredito que, para todo pesquisador, ver seu trabalho em uma revista para que outras pessoas tenham acesso e possam se interessar por ele traz uma sensação de dever cumprido.” A pesquisadora completa: “É uma verdadeira honra, pois mostra como a pesquisa e a Ciência são cada vez mais importantes para nossa sociedade.”