Moção de pesar do Conselho Universitário da UFSJ

Publicada em 27/06/2022

O Conselho Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei manifesta pesar e indignação pelos assassinatos do servidor público federal da Funai, Bruno Pereira, e do jornalista britânico Dom Phillips, e espera dos órgãos competentes a investigação e punição exemplar dos responsáveis por essas atrocidades.

O trabalho de Bruno em defesa da vida e da autodeterminação das comunidades indígenas dignificava o serviço público federal e seu legado servirá de inspiração para futuras gerações. O jornalista Dominic Phillips, com seu trabalho, buscava dar voz a essas comunidades oprimidas pelos interesses daqueles que veem a natureza apenas como um bem econômico a ser explorado.

A comunidade universitária da UFSJ se solidariza com os parentes, amigos e todos aqueles que sofrem com a perda de Bruno e Dom e, por isso, reafirma seu compromisso de defesa dos povos indígenas e da legislação ambiental brasileira.

A causa daqueles que lutam pela vida sempre encontrará em nós o respeito, o amparo, o reconhecimento e a solidariedade. Manteremos viva a memória de Bruno e Dom, para que seus legados e seus exemplos permaneçam entre nós.