Academia Brasileira de Ciências reivindica investimentos na área

Publicada em 28/06/2022

Na última quinta, 23, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) publicou o documento A importância da Ciência como política de Estado para o desenvolvimento do Brasil, destinado aos candidatos à Presidência da República. Com o material, a Academia procura incentivar a adoção de políticas de desenvolvimento do setor científico, trazendo os benefícios desse investimento para o país, planejado para os próximos anos.

Em evento transmitido pelo YouTube, a presidente da Academia, Helena Nader, defendeu a meta de aplicar 2% do PIB em investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), como detalhado no documento. Segundo Helena, outros países têm dado foco prioritário a esse setor: a média de investimentos entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 2,6%, enquanto a da Coreia do Sul e de Israel é de 4,5% do PIB.

O documento da Academia Brasileira de Ciências apresenta propostas que incluem o estímulo à pesquisa científica para pensar os problemas da Educação, o financiamento à Ciência de maneira robusta e sustentável e a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período 2023-2029. Será encaminhado, além dos presidenciáveis, aos candidatos aos governos estaduais e a cargos no Legislativo.