Livro propõe debate sobre narrativas e meios na divulgação científica

Publicada em 28/06/2022

A Ciência, enquanto narrativa social produzida tanto por indivíduos como por organizações, carrega ampla variedade de pontos de vista, questionamentos, tensões e interesses. Lógicas de produção, crises e conquistas exigem modos também diversos de mediar relações e diálogos.

A partir de reflexões sobre esse cenário, a equipe do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) acaba de publicar sua segunda obra conjunta. Modos de Dizer as Ciências: narrativas, meios e mediações na divulgação científica reúne 16 artigos que propõem discussões teóricas e empíricas sobre comunicação pública da Ciência.

O livro é organizado pelos jornalistas e professores Vanessa Fagundes e Maurício Guilherme Silva Jr. “Os artigos, escritos por colegas de equipe que também são professores e profissionais da comunicação, oferecem novas abordagens para o estudo de fenômenos do campo e contribuem para fortalecer a divulgação científica enquanto local de práticas inovadoras e de saberes”, comenta Vanessa.

Dividida em duas partes, a obra apresenta debate em torno da composição de narrativas e da instauração de processos de mediação nos extensos “territórios” da divulgação científica. Em ambas as partes, as análises buscam dissecar e problematizar, por exemplo, a forma como mecanismos de edição em imagem, som e texto auxiliam a definição de dimensões narrativas em diversos formatos. Há preocupações, ainda, quanto às formas de mediação capazes de estimular diálogos entre produtores e consumidores de conteúdo ligado às ciências.

Minas Faz Ciência
O Programa de Comunicação Científica e Tecnológica da Fapemig também é conhecido como Minas Faz Ciência. A iniciativa utiliza canais diversos para comunicar temas da Ciência a públicos não especialistas. Além de ampliar o acesso às informações de qualidade sobre o tema, espera-se estimular o debate e o envolvimento das pessoas nas decisões sobre as políticas e os rumos da produção de CT&I, além de contribuir para o fortalecimento de uma cultura científica no país.