Vice-Reitoria pede apoio da EBESERH para ampliar campo de prática na área de saúde

Publicada em 01/07/2022 - Fonte: ASCOM

A vice-reitora da UFSJ, Rosy Ribeiro, participou na última semana, em Brasília, da primeira reunião presencial da Comissão de Hospitais Universitários, quando a mesma foi apresentada oficialmente ao Conselho Pleno da Andifes, a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Rosy é vice-presidente da Comissão e representa as universidades que não possuem hospital próprio.

No encontro, que contou com a presença do presidente da empresa que administra os hospitais universitários, a EBESERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Oswaldo de Jesus Ferreira, foram apresentadas as principais reivindicações dos cursos da área de saúde referentes a estágios e residências. De acordo com Rosy, um dos grandes desafios da Comissão é buscar campos de prática para os estudantes das instituições que não possuem hospital próprio, como é o caso da UFSJ e de outras dezenas de federais. “Essa tem sido uma preocupação e uma ação da atual gestão. Muitas vezes, enfrentamos dificuldades no diálogo com as prefeituras, que fazem a gestão da atenção em saúde primária. Por outro lado, temos a concorrência de faculdades particulares, que também estão à procura das poucas vagas que existem”, ponderou.

Metas
Na reunião com o presidente da Comissão de Hospitais Universitários, Valter Santana Filho, reitor da Universidade Federal de Sergipe, e com o representante da Andifes, Natalino Salgado Filho, reitor da Universidade Federal do Maranhão, ficaram decididas as primeiras metas por meio de grupos de atuação:

1) Aproximação com a EBSERH para criação/orientação das Ifes que almejem realizar novos contratos de gestão com EBSERH;
2) Aproximação com o MEC, Ministério da Saúde, CONASS (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) e CONASEMS (Conselho Nacional das Secretárias Municipais de Saúde), para discussão de financiamento adequado aos Hospitais Universitários para que exerçam sua missão de unidade de ensino/formação;
3) Busca de diálogo com o MEC para melhorar a estratégia de financiamento de Ifes que ofertam vagas em cursos na área da saúde e não possuem hospital universitário;
4) Aproximação com CONASS e CONASEMS para discussão sobre campo de prática na atenção primária para alunos das Ifes;
5) Discussão com o MEC sobre adequação na legislação da residência médica para mitigar impacto nas demandas judiciais sobre pagamento de auxílio moradia a residentes pelas Ifes.

De acordo com a vice-reitora e vice-presidente da Comissão, Rosy Ribeiro, esse é um trabalho que nunca foi feito de forma planejada, objetiva e, principalmente, conjunta. “Nós acreditamos que essa aproximação entre as universidades e os órgãos municipais e federais poderá abrir caminho para novas práticas e novas chances para todos”, enfatizou.

Luciene Tófoli
Assessoria de Relações Institucionais e Corporativas