Conheça as modificações nas redes sociais e site da UFSJ durante o período eleitoral

Publicada em 01/07/2022

O período eleitoral em 2022 inicia neste sábado, 2 de julho, e termina em 2 de outubro, podendo ser estendido até o dia 30 de outubro, em caso de segundo turno. Nesse intervalo, os veículos de comunicação da UFSJ observarão rigorosamente as orientações da Advocacia Geral da União (AGU) e as decisões da maioria das instituições federais de ensino superior para a conduta nas eleições.

A publicidade institucional no chamado “período de defeso” é vedada. Trata-se daquela destinada a “informar à sociedade a realização de atos, programas, obras e serviços de caráter estritamente educativo, informativo ou de orientação social.”

São permitidas, entretanto, notícias de caráter informativo, mantidas em nosso site (www.ufsj.edu.br). Assim, os meios de comunicação da UFSJ permanecerão veiculando notícias nas eleições, devido à importância de que as comunidades sejam informadas sobre a instituição, processos seletivos, editais, cursos, eventos, ensino, pesquisa, extensão, dentre outros assuntos de relevância pública.

Serão implementadas, a partir de 2 de julho, modificações na moderação das redes sociais oficiais da UFSJ (Instagram, Facebook, Twitter), alimentados pela Assessoria de Comunicação, para atender plenamente à legislação.

Para esse período, estão previstas as seguintes medidas:

1) No Facebook @ufsjbr: permitir comentários apenas de perfis e páginas mencionadas em cada postagem a partir de 2 de julho;

2) No YouTube TV UFSJ: desativar comentários para posts, começando em 2 de julho;

3) No Instagram @ufsjbr e Twitter @ufsjbr: bloqueio de comentários que citem nomes e apelidos de candidatos, ou ainda partidos políticos, ou outras referências aos candidatos; e exclusão de comentários que violem as orientações para o período de defeso.

A Universidade Federal de São João del-Rei tem como objetivo, ao adotar tais medidas, garantir que sua comunicação oficial fortaleça a democracia e respeite a isonomia entre os candidatos.

Veja aqui as recomendações da AGU para agentes públicos: https://bit.ly/3GNxmfJ.