III Fórum do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação é realizado na UFSJ

Publicada em 05/07/2022

A UFSJ foi a anfitriã do III Fórum do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI), realizado na última quarta-feira do mês de junho. O evento trouxe a palestra da professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Nádia Rezende Barbosa Raposo, que abordou o tema Da bancada ao leito: oportunidades de empreendedorismo acadêmico. A programação foi transmitida pela TV UFSJ e está disponível neste link para os interessados em assisti-la. A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec), com o apoio da Reitoria e da Comissão de Inovação.

A vice-reitora Rosy Ribeiro, na abertura do evento, salientou que o empreendedorismo e a inovação são extremamente importantes para a formação dos estudantes. “Colocar em prática o que se aprende para o bem público é uma via de mão dupla, na qual a universidade e sociedade ganham. Essas ferramentas resultarão em mais engajamento, que farão os alunos capazes de iniciativas e de estarem melhor preparados para o mercado de trabalho. Esses instrumentos propiciarão ainda acordos de parceria com empresas e que, a partir da inovação, terão condições de melhorar seus processos, fundamentos e resultados, abrindo oportunidades de novos campos de prática e de novos empregos, além de aumentar a competitividade.” A professora Rosy Ribeiro ressaltou ainda que a UFSJ tem trabalhado para que “o conhecimento gerado na Academia chegue à sociedade, melhorando a vida de todos e construindo novos patamares de sociabilidade e de desenvolvimento.”

A professora Nádia Raposo apresentou sua trajetória profissional, detalhando atividades e projetos desenvolvidos voltados às políticas de pesquisa e inovação. “A Educação é chave para transformar nossas vidas, por isso é importante que voltemos o olhar para as necessidades das pessoas e para os problemas que se apresentam. A inovação é uma cultura e é importante criar uma rede de colaboração, com conhecimentos múltiplos e com profissionais distintos, para que possamos desenvolver soluções rápidas e adequadas às demandas da sociedade”, enfatizou a pesquisadora.

A condução do evento esteve com o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec), Paulo Granjeiro, que destacou a importância do Fórum e o trabalho que vem sendo executado na UFSJ para rediscutir a política de inovação da Universidade. “O Fórum integra as ações implementadas para a reformulação da política de inovação da instituição, dentro da qual já foram realizadas mais de 70 reuniões com outras instituições e setores internos da UFSJ.”

Currículo da palestrante
A professora Nádia Raposo é titular da Universidade Federal de Juiz de Fora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Ciências da Saúde (Nupics). Integra a Comissão de Acompanhamento de Empresas Juniores e Equipes de Competição, além de sócia da Startup BFFOX Technologies e orientadora da pós-graduação em Saúde da Faculdade de Medicina e da Liga Acadêmica de Toxicologia da UFJF. Administrativamente, já ocupou os cargos de pró-reitora adjunta de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação; diretora do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt); presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, além de bolsista do CNPQ no Programa de Capacitação Institucional o Museu Paraense Emílio Goeldi.