UFSJ é contemplada no edital Finep Proinfra 2021

Publicada em 08/07/2022

A UFSJ foi contemplada pelo Edital Proinfra 2021 – Infraestrutura de Pesquisa em Áreas Prioritárias, lançado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O recurso será investido no projeto institucional Consolidação do Laboratório Multiusuário da UFSJ-DCNAT para Análises de Nanomateriais, visando Alavancar a Pesquisa e a Pós-graduação na UFSJ.

O montante será utilizado para a aquisição de um espectrômetro infravermelho e um espectrômetro de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado. Os equipamentos irão contribuir com as pesquisas de materiais, possibilitando, por meio do espectrômetro infravermelho, a identificação da presença de ligações químicas em materiais ou compostos. Já com o espectrômetro de emissão óptica será possível determinar com exatidão a quantidade de metais presentes nos materiais analisados.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), André Baldoni, essa conquista é muito significativa sob o ponto de vista técnico e institucional, uma vez que, além de trazer benefícios para as pesquisas, mostra o potencial científico e institucional da UFSJ. “É importante valorizar a competência da instituição e do corpo técnico da UFSJ, capaz de pleitear e conquistar recursos em editais de grande concorrência como esse, alcançando pontuações máximas nas avaliações e conquistando importantes investimentos para a Universidade.”

De acordo com o coordenador da proposta, professor Marco Schiavon, o edital Proinfra é uma importante oportunidade, pois permite a compra de equipamentos que fortalecem a estrutura de pesquisa científica da UFSJ. “Os recursos disponibilizados pelo edital possibilitam a aquisição de equipamentos institucionais de médio e grande portes, que contribuem de maneira fundamental para as pesquisas desenvolvidas na Universidade. A presença desses instrumentos permitirão ainda que futuras colaborações e parcerias com outras instituições sejam implementadas, multiplicando a capacidade de produção de conhecimentos a partir da utilização destes equipamentos.”

O professor Marco Schiavon destaca ainda que os espectrômetros possuem potencial de atender diretamente aos docentes e aos mais de 100 discentes dos programas de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais, Multicêntrico em Química e em Engenharia Mecânica.

O edital

O edital da Finep tem como objetivo reforçar e consolidar a infraestrutura de pesquisa dos laboratórios em todo o país, visando criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico, com qualidade internacionalmente reconhecida. A iniciativa busca ainda aumentar a competitividade brasileira em diversas áreas de conhecimento, por intermédio da realização de pesquisas.

Ao todo, 136 propostas foram aprovadas e receberão investimentos. O resultado completo pode ser conferido aqui. Além da UFSJ, instituições de todo o país foram contempladas, como Universidade Estadual de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Viçosa, entre outras.

Os projetos analisados foram avaliados quanto ao Mérito, Equipe, Utilização multiusuária da infraestrutura de pesquisa proposta, Resultados e impactos esperados, além de Orçamento.