Projeto propõe reestruturação do ginásio do CSA como espaço para equipes de competição

Publicada em 08/07/2022

Coordenadores das equipes de competição da UFSJ, Campus São João del-Rei, se reuniram, na última terça, 5, com a vice-reitora Rosy Maciel, com o engenheiro Sérgio Meloni, com o técnico Fábio Bruno (Dimap) e o prefeito de Campus, Fábio Chaves, para discutir o projeto de revitalização do ginásio do Campus Santo Antônio.

Um dos objetivos é dar utilidade ao ginásio, que precisa de reformas. Segundo a vice-reitora, “nossa equipe de engenheiros pensou em aproveitar o espaço destinado à quadra de esportes para também adicionar novas áreas, como o almoxarifado e salas para as equipes de competição, que terão um lugar mais amplo destinado à execução de suas atividades, além de espaço para outras boas surpresas.”

O engenheiro responsável pelo projeto, Sérgio Meloni, explica que “como a área do ginásio e sua região interna têm problemas estruturais, seria necessário demolir para reutilizá-lo.” Para isso, em conjunto a arquiteta Karina da Silva Martins, foi idealizado o anteprojeto arquitetônico para estruturação do novo espaço.

Estão previstos dois pavimentos. Na parte superior, a permanência da quadra esportiva, com banheiros, vestiários e cantina. Já a inferior vai abrigar as oficinas de produção das equipes de competição e almoxarifado. Após a licitação, que deve ser feita ainda este ano, a primeira etapa da obra, que deve acontecer no ano que vem, consiste na demolição de parte das estruturas atuais do ginásio e construção da laje.

Representando as equipes de competição, estiveram presentes na reunião os coordenadores Antônio Sabariz (Milhas Gerais), Cláudio de Castro Pellegrini (Trem Ki Voa Micro), Dimas José de Resende (Komiketo Baja), Luis Gustavo Monteiro Guimarães (Komiketo Baja), Marcos Laia (Very Small Soccer), e Maurício Nilton, pela Fórmula Del-Racing, coordenada por Leandro de Souza Leão.

Cláudio Pellegrini afirma que “é uma boa gestão de recursos conseguir reunir todas as equipes em um centro comum. Além disso, será uma oportunidade para que os alunos de cada equipe possam interagir, trazendo ao estudante a percepção de que possui um espaço para ele”, destacou.

Texto: Greycyelly Miranda (Estagiária Ascom)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli