Noite de gala no Theatro Municipal: primeira produção operística de alunos da Música abre temporada

Publicada em 12/07/2022

Nesta terça-feira, 12, às 20h, estreia, no Theatro Municipal de São João del-Rei, a ópera Bênção do Addio, parceria do Curso de Música da UFSJ com a Orquestra Lira Sanjoanense e com o Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier.

Essa é a primeira produção operística totalmente executada pelos alunos do curso de Música da UFSJ. A obra é uma composição do aluno Matheus Lopes, e conta com a regência do professor Modesto Chagas, do Departamento de Música.

O compositor ressalta a importância do espetáculo para os discentes, já que será a primeira experiência da equipe com esse tipo de produção. Matheus também destaca a possibilidade de integração com a comunidade. “A população não tem acesso a esse tipo de arte, então a gente quer estreitar essa distância entre o mundo erudito e a sociedade. Existe uma lacuna gigante, muito elitizada. Então, o que a gente quer é deselitizar, levar esse mundo para mais perto da sociedade.’’

É a primeira vez que o histórico teatro recebe uma montagem operística. Nos dias 12 e 14 de julho, a entrada é 1 kg de alimento não perecível; nos dias 15 e 17, os ingressos podem ser comprados virtualmente, ou nos pontos de vendas (Sanduíches Brasil SJDR).

Sinopse
Uma família de imigrantes italianos se instala no Brasil por volta de 1875. Um homem aceita um pacto sangrento, sacrificando a vida de seu filho em troca de riqueza e sucesso. A ópera conta as reviravoltas na vida da família decorrentes de tal escolha.