Egressos da pós em Elétrica são aprovados para doutorado na Irlanda

Publicada em 14/07/2022

Hoje, o nosso Orgulho de Ser UFSJ é um pouco diferente: traz duas histórias inspiradoras! Os ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL), Lucas Giovani Nardo e Thalita Emanuelle de Nazaré, foram aprovados para cursar doutorado na Irlanda. Ambos tiveram suas dissertações de mestrado orientadas pelo professor Erivelton Geraldo Nepomuceno.

Lucas foi contemplado com uma bolsa de doutorado sanduíche da Capes, com duração de seis meses. Ele vai trabalhar no Centro de Pesquisas de Energia Oceânica (COER), com o professor John Ringwood e poderá também atuar no Centro de Pesquisa para o Futuro de Redes e Comunicação (CONNECT), com o professor John Doyle. Sua pesquisa foca, entre outros aspectos, em implementações eficientes de algoritmos em FPGA.

Thalita recebeu uma bolsa de doutorado pleno com recursos internacionais. De duas bolsas que são concedidas anualmente, disputadas com candidatos de todo o mundo, ela recebeu a da Hume WISH Fellow Scholarship. John Hume foi ex-aluno da Maynooth University e Prêmio Nobel da Paz pelas suas contribuições para atingir o processo de paz na Irlanda do Norte, que culminou no tratado conhecido como Good Friday Agreement. Thalita vai trabalhar na modelagem e controle de plataformas híbridas de energia eólica/oceânica, aplicando técnicas de co-design.

Para a equipe do PPGEL, “esse êxito só foi possível pelo esforço deles e contribuição de vários colegas e professores. E como discentes egressos, o PPGEL se orgulha de ter contribuído como um fator decisivo para esta conquista.”

As histórias

Lucas Nardo
Meu nome é Lucas Giovani Nardo, sou bacharel (2017) e mestre (2019) em Engenharia Elétrica pela UFSJ. Nasci em Campinas, interior de São Paulo, e fiz o curso Técnico em Eletroeletrônica e Ensino Médio pelo Colégio Técnico de Campinas.

Como já havia feito um curso profissionalizante na área, a escolha pela Engenharia Elétrica pareceu natural. Desse modo, a decisão de fazer esse curso na UFSJ se deu pelo fato de a instituição ter como reputação um ensino de excelência.

Eu tenho orgulho de ter feito parte da história da UFSJ. Durante toda a minha trajetória na Universidade, tive muitas oportunidades de crescer profissionalmente, pude fazer iniciação científica, participar de congressos.

Atualmente, sou aluno de doutorado na UFMG e, logo mais, farei um doutorado sanduíche na Maynooth University como bolsista Capes. Só consegui esse resultado por meio do ensino superior gratuito e de qualidade que recebi ao longo dos anos. Então, para os futuros egressos da UFSJ: saibam que estudar nessa instituição é uma escolha acertada!

Thalita Nazaré
Sou Thalita Nazaré, graduada (2019) e mestre (2021) em Engenharia Elétrica pela UFSJ. Nasci e fui criada em Cristais, uma pequena cidade do interior de Minas, e sempre frequentei escolas públicas. Desde criança eu queria ser professora, só não sabia ainda o que eu queria lecionar, e isso a UFSJ me ajudou a descobrir!

Escolhi a UFSJ por ser uma universidade pública perto da minha cidade natal, que oferecia cursos que me interessavam. Em 2015, conheci o professor Erivelton Nepomuceno e o Grupo de Controle e Modelagem (GCOM), o pontapé inicial para minha carreira acadêmica.

Passei todo meu período de graduação e mestrado engajada em pesquisa e projetos. Também na UFSJ, pude começar a realizar o sonho da docência: ao terminar o mestrado, passei no concurso para professora substituta no Departamento de Engenharia Elétrica.

Hoje estou me preparando para iniciar meu doutorado na Maynooth University (Irlanda), onde consegui uma bolsa de Ph.D. com recursos internacionais, fornecidos pela própria Maynooth. Posso garantir que todo o meu trajeto como aluna e todo o engajamento na Universidade foram cruciais para essa conquista.

Sou muito grata à comunidade UFSJ. Tenho orgulho de ser UFSJ!! E para quem está decidindo onde ingressar, tenha certeza de que a UFSJ é uma das melhores escolhas!