Prefeitura de Madre de Deus de Minas e UFSJ criam grupos de trabalho para discutir parcerias

Publicada em 14/07/2022

Representantes da Universidade Federal de São João del-Rei e da Prefeitura de Madre de Deus de Minas se reuniram na última terça, 12, com o objetivo de estabelecer parcerias para a solução de questões pontuais enfrentadas pelo município. As principais demandas se concentram nas áreas da Saúde, Educação, Urbanismo e transporte.

Com cerca de seis mil habitantes, Madre de Deus, distante 50 km de São João del-Rei, enfrentou grande crescimento econômico nos últimos dez anos, pela produção de grãos, principalmente o milho, considerado um dos melhores do mundo em termos de qualidade, e da soja, que hoje é exportada para a China.

O prefeito Osmar de Oliveira relatou à vice-reitora, Rosy Ribeiro, que em função disso, os impactos estão sendo contabilizados no cotidiano da população e, por isso, está buscando a parceria da UFSJ em diversos setores. “Pensando nisso, nós fizemos uma primeira visita à Universidade na semana passada, conversamos com o reitor Marcelo e hoje estamos recebendo a vice-reitora e os professores aqui em Madre de Deus, para que eles possam conhecer de perto nossas demandas, o que é uma satisfação para nós”, pontuou.

A vice-reitora, Rosy Ribeiro, representando a reitoria, salientou que a universidade faz questão de se posicionar junto à comunidade. “Esse primeiro encontro aqui em Madre de Deus visa uma aproximação e um levantamento mais detalhado das questões que afligem a população. É necessário que estabeleçamos uma agenda para que tudo possa ser discutido e para sabermos sobre a viabilidade dessas parcerias. Nesse sentido, estamos criando grupos de estudo nas áreas onde há maior demanda, como urbanismo e trânsito, educação e saúde”, explicou.

Demandas
Um dos problemas considerado mais impactante e urgente diz respeito ao trânsito na área urbana. Muitas ruas não comportam o fluxo intenso de caminhões, o que inviabiliza o tráfego, de acordo com a secretária de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Grazielle Ribeiro. Para debater essa pauta, estiveram presentes o professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Mateus de Carvalho Martins, e a professora do curso de Engenharia Civil, da área de infraestrutura e planejamento de transportes, Natália Assunção Brasil Silva.

Na Saúde, com uma unidade básica e um pronto atendimento que funciona 24 horas, o desafio é a busca por mais profissionais. Para a vice-reitora Rosy Ribeiro, que também é professora dos cursos da área de saúde, “Madre de Deus tem um amplo campo de prática, que é essencial para nós. Diante das expectativas da Prefeitura, nosso próximo passo são reuniões com os professores responsáveis pelos internatos na UFSJ, para estudarmos a viabilidade das ações”, observou.

No que diz respeito à Educação, a secretária Jaqueline Mesquita falou sobre a necessidade de capacitação de professores, principalmente por conta das mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que poderia ser feito on-line. Para a coordenadora geral do Nead, professora Rejane Rocha, que também esteve presente ao encontro, o primeiro passo seria a definição de projetos que possam ser financiados pelos órgãos federais. “Podemos escrever um projeto e pensar em cursos de capacitação, não apenas para a educação básica, mas também para educação financeira, uma outra demanda do município”, destaca Rejane.

Visita guiada
Ao final da reunião, depois de ter participado da abertura de um congresso em São João del-Rei, o reitor Marcelo Andrade participou, juntamente com a equipe da UFSJ e da Prefeitura, de visita guiada pelo município, constatando in loco o problema de trânsito enfrentado pelos moradores. “É um grande interesse nosso concretizar esse convênio com a Prefeitura de Madre de Deus de Minas. A UFSJ está aberta para colaborar com os municípios e já iremos marcar um novo encontro na semana que vem, para que os secretários possam enumerar as demandas e, assim, criarmos um grupo de estudo em cada área. A partir disso, faremos um levantamento para a realização dos projetos e, em seguida, buscaremos financiamento”, afirmou Marcelo.

O prefeito Osmar de Oliveira disse estar empolgado com o contato com a UFSJ e na expectativa de que tudo dê certo: “Estamos confiantes para que dê certo essa parceria, que com certeza será mais uma conquista histórica para o nosso município. Estamos muito felizes por toda a atenção, respeito e interesse que estamos recebendo do reitor e de toda a sua equipe, que é sinônimo de competência e seriedade”, enfatizou.