GEFIT realiza II Encontro Técnico da Cultura do Milho da UFSJ

Publicada em 21/07/2022

O Grupo de Estudo em Fitotecnia da UFSJ (GEFIT) promove, no dia 19 de agosto, o II Encontro Técnico da Cultura do Milho, com o tema Implantação de milho silagem com o uso de bioinsumos (manejo para enraizamento, arranque inicial e estabelecimento da lavoura). Entre 9h e 16h, palestras, debates e estações de campo integram a programação, que será realizada no auditório da Biblioteca e nas plantações do Campus Sete Lagoas. A participação é gratuita para produtores e profissionais. Já os estudantes interessados deverão contribuir com uma taxa. Para se inscrever, basta acessar este link.

Realizado em parceria com a Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) e Embrapa Milho e Sorgo, o evento tem como objetivo transmitir conhecimentos, difundir inovações, quebrar paradigmas e aumentar a produtividade da cultura do milho. A expectativa é que cerca de 200 pessoas estejam presentes. O conteúdo é voltado para profissionais e técnicos ligados ao agronegócio nacional, empresas públicas e privadas do setor, produtores e empresários, pesquisadores e acadêmicos das Ciências Agrárias.

De acordo com o coordenador do GEFIT, Iran Dias Borges, professor do Departamento de Ciências Agrárias da UFSJ, o evento busca atualizar e estimular atuais e novos produtores e colaborar para o alcance de boas produtividades com sustentabilidade. “O conteúdo oferecido visa nivelar conhecimentos e disseminar tecnologias na área de grandes culturas a pesquisadores, produtores e consultores, de relevante atuação no agronegócio nacional, além de estudantes de graduação.” O professor explica que o encontro objetiva, ainda, proporcionar aos alunos uma interação com produtores e empresas do agronegócio, possibilitando uma troca de experiências e a oportunidade de ter contato com situações que serão vivenciadas após a formatura.

Confira a programação completa do evento:

II Encontro Técnico da Cultura do Milho da UFSJ
9h – Recepção e acolhida (lanche) inscrições e credenciamento
9h30 – Abertura: Resultados GEFIT/UFSJ, com Iran Dias Borges
9h50 – Palestra: Bioinsumos para a cultura do milho, com Christiane Paiva (Embrapa)
10h20 – Perguntas/debates
10h30 – Palestra: Manejo de lavouras de milho silagem com uso de bioinsumos, com o engenheiro agrônomo Dimas Cardoso (Corteva)
11h – Perguntas/debates
11h10 – Palestra: Mercado de milho silagem e milho grão – perspectivas, com o engenheiro agrônomo José Alberto Pires (Xapecó)
11h40 – Perguntas/debates
11h50 – Almoço