Empresas da Indetec recebem certificado de pré-incubação

Publicada em 27/07/2022

As empresas Brotô Bambu, Axol Engenharia e MF Charcutaria concluíram, na Indetec, a modalidade de pré-incubação. Na semana passada, em cerimônia na Sala de Reuniões da Reitoria, foram entregues os certificados da Axol e da MF; a Brotô receberá o seu no mês de agosto.

Presentes à solenidade, os empresários Alexsandro de Sousa Oliveira, da Axol Engenharia, e Marco Antônio Pereira Faro, da MF Charcutaria, que foram recebidos pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André de Oliveira Baldoni, pelo coordenador da Indetec, Paulo Granjeiro, pela servidora Moema Guimarães Santos e pelos bolsistas da Indetec Thayane Ferreira e Mikael Lacerda Maia.

A pré-incubação de empresas é a primeira etapa do processo de incubação coordenado pela Indetec. O acompanhamento se inicia pela ideação, sem ainda um plano de negócios estruturado. Durante a etapa prévia da certificação, os empreendedores participam de workshop de modelo de negócios, no qual são planejadas ações para validá-lo, a partir de cinco eixos: tecnologia, capital, mercado, gestão e empreendedorismo. Em encontros de mentoria com professores da UFSJ, é elaborado o plano de negócios a ser desenvolvido.

Para a vice-reitora da UFSJ, Rosy Ribeiro, o apoio a esse tipo de empreendimento é um compromisso da UFSJ com sua Política de Inovação, “pois fortalece a relação com a comunidade local e proporciona oportunidade de criação de empregos e campos de estágio.”

Empresas
A Axol Engenharia atua no mercado de gestão de ativos com o objetivo de oferecer soluções e serviços de alta qualidade, visando facilitar a análise do risco operacional em transformadores imersos em líquido isolante. A empresa se pauta pela sustentabilidade, otimização de recursos e confiabilidade.

A MF Charcutaria é uma empresa voltada à fabricação de produtos cárneos artesanais de excelente qualidade, com aromas e sabores diferenciados, priorizando ingredientes naturais em sua formulação. Assim, proporciona ao consumidor alimentos mais saudáveis na rotina alimentar de cada um.

A Brotô Bambu comercializa peças tratadas de diferentes espécies e comprimentos, com qualidade e rastreabilidade, que englobam estratégias de tratamento, secagem e manuseio físico mecânico. Os bambus são comprados de proprietários rurais, ligados a uma rede de parcerias que prioriza a cadeia produtiva sustentável, a partir de métodos ambientalmente seguros nos processos de extração, limpeza e tratamento. Fazem parte da Brotô Bambu: Ricardo Oliveira Latini, Natália Ferreira Suarez, Jefferson Luiz da Silva e Anderson Oliveira Latini.