Completamos uma semana de festival, oba! Mas calma: tem mais ainda até domingo!

Publicada em 29/07/2022

Nesta sexta-feira, 29 de julho, temos várias atrações no Inverno Cultural e o encerramento de diversas oficinas.

Em Arte Educação, terminam “Xadrez – aprendendo o básico”, ministrada por Rogério Alvarenga e Ana Gabriela Lobato; “MusicalizAÇÃO: desvendando a música através do corpo e voz”, com Vinícius Frias Bueno, ambas em São João del-Rei. Teremos a despedida da oficina on-line “Criando com as mãos: livros artísticos e artesanais”, de Tiago Costa e, em Divinópolis, se encerra “Conhecendo o DNA”, ministrada por Fernanda Maria Policarpo.

As oficinas de Artes Cênicas que mostram hoje seus resultados são: “Palhaço-de-hospital – uma relação delicada”, com a professora Claudia Mariza Braga; “Cena em alta resolução”, por Maria Clara Ferrer e Priscila Natany; e “O artista produtor”, ministrada por Tamires Nascimento. Em Sete Lagoas, Lucílio Gomes comanda a oficina “Danças populares do Brasil”.

Nas Artes Visuais, duas oficinas incríveis finalizam suas propostas. Em São João del-Rei, “Fogo oculto: centelhas germinativas”, de Demian Drumond, Mariana Herrera e Vanessa Pens; “Portfólio e a experiência de atelier”, com Natalie Mirêdia, se despede de modo virtual.

A Literatura – com “Eu preciso encontrar um país”, de Luisa Caron, Caio Vinicius e Rafael Zacca, e com “EU&VC, VC&EU / no lugar comum das canções de Minas” (em Sete Lagoas) e “Narrativas de quintais”, com Elisa Pereira – escreve os últimos textos no 33º Inverno Cultural.

As oficinas de Música fazem muito barulho nesta última sexta de festival. “Pandeirada! Pandeiro para todos”, com Thales Pereira e “Oficina de tambor mineiro – a vivência cultural da música afro-mineira no tambor”, de Lucas Soares (Grupo Ingoma), ocupam os corredores do Campus Santo Antônio. Também ouviremos muito da “Oficina de percussão corporal”, de Daniel Penido Dias em Divinópolis. E preparem os fones porque temos, via Google Meet, os toques de “A música instrumental candomblé: investigando os toques Vassi, Agueré e Daró/Ilú e suas possibilidades”, com Rafael Souza Palmeira.

Espere aí! Não acabou ainda não, a gente falava das oficinas. Mas vem o cardápio de atrações nos palcos de SJDR! Lançamento de livros no debate “Pesquisa, memória e identidades”, sobre educação e cinema. Rafael Siqueira de Guimarães, às 19h, com a aula-performance “Moquecagem”, uma antirreceita para tempos difíceis, que pode ser definida como uma interlocução afetiva entre performance, alimentação, conhecimentos ancestrais e crítica social.

E, para finalizarmos a noite de sexta em grande estilo, os shows das 20h e das 21h, no Largo do Rosário: Bruna Guimarães e Banda, com suas músicas autorais de ambiência sonora orgânica, e Maurício Tizumba cantando Vander Lee, um tributo à música negra mineira. Tizumba e Vander Lee foram parceiros musicais, desde quando tocavam em bares de Belo Horizonte, dividindo palcos, interpretações e projetos.


Acompanhe o Inverno Cultural:
www.invernocultural.ufsj.edu.br
http://facebook.com/InvernoCultural
instagram.com/invernocultural
invernocultural.ufsj.edu.br/podcasts