Alunos, servidores e terceirizados da UFSJ em Ouro Branco terão isenção no transporte público

Publicada em 09/08/2022

A partir de setembro deste ano, os moradores da cidade de Ouro Branco terão isenção da tarifa de transporte urbano: é o Programa Tarifa Zero, da Prefeitura Municipal (PMOB), inclusive na linha que faz o trajeto até o Campus Alto Paraopeba, que vai beneficiar estudantes, servidores e colaboradores terceirizados. O anúncio foi feito ontem, 8, em reunião entre o prefeito Hélio Márcio Campos e o reitor Marcelo Andrade, na qual discutiram uma maior integração entre a Universidade e a comunidade. O encontro contou ainda com a presença do diretor do IF Sudeste MG – Campus Ouro Branco, Lawrence Magalhães; da secretária municipal de Educação, Edvânia Santos Pereira; de Saúde, Eduardo Sérgio Guimarães; de Meio Ambiente, Neylor Aarão; e da chefe de Gabinete, professora Cristiane Finzi, da UFSJ.

Segundo o prefeito Hélio Campos, a cidade, com cerca de 40 mil habitantes, e que tem sua economia fundamentada na produção siderúrgica, quer investir pensando no futuro – o fundamental é expandir e diversificar a estrutura econômica, com garantia de bem-estar para toda a população. Segundo ele, isso justifica a parceria com a UFSJ e o Instituto Federal, importantes centros produtores de mão de obra qualificada e de tecnologia.

Foi debatida, ainda, a possível expansão do campo de prática da UFSJ para os cursos de Saúde no Hospital Municipal Raimundo Campos. “Nós temos procurado atender às demandas das cidades e do entorno onde temos campi, o que contribui ainda mais para o estreitamento das relações entre Universidade e comunidade. Nós sabemos que a demanda nesse setor é alta e nós temos profissionais que podem atuar de maneira decisiva nesse setor”, afiançou Marcelo.

Moradia estudantil e evasão escolar
Durante o encontro, o prefeito Hélio Campos acenou com a possibilidade de construção de moradia estudantil que possa acolher tanto os estudantes da UFSJ quanto do IF-MG. O município cederia o terreno. O reitor da UFSJ disse que um projeto desse depende do apoio do Governo Federal com a liberação de recursos, haja vista as universidades estarem sofrendo cortes absurdos de orçamento. “De qualquer maneira, é uma possibilidade que não podemos descartar. Nós vamos, junto com o IF-MG, mobilizar tanto as autoridades federais quanto as lideranças políticas para que possam lutar por esse benefício”, destacou.

A preocupação é melhorar as condições de permanência dos estudantes no Campus Alto Paraopeba. O prefeito destacou que está preocupado com a evasão no Ensino Superior, o que ficou mais evidente depois da pandemia. Segundo dados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no primeiro ano da pandemia quase 20% dos alunos não conseguiram concluir as graduações, além de uma redução de 5% na procura. “Nós só vamos conseguir manter os alunos nas universidades se houver políticas públicas voltadas para isso. Os dados oficiais mostram o empobrecimento generalizado da população. Muitos dos nossos alunos tiveram que parar de estudar por falta de recursos ou ainda para trabalhar e ajudar a própria família a sobreviver”, concluiu Marcelo.

Luciene Tófoli
Assessoria de Relações Institucionais e Corporativas