Simpósio de Pós-Graduação atrai grandes nomes do cenário nacional

Publicada em 09/08/2022

Importantes personalidades da área acadêmica e científica brasileira participaram do I Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ. O evento on-line, de 10 a 12 de agosto, transmitido pelo canal YouTube da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, busca, entre outros objetivos, discutir o panorama da pós-graduação na UFSJ e no país no momento atual e refletir sobre perspectivas para o setor nos próximos anos. Dentre as personalidades convidadas estão confirmados o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, do ex-presidente da Capes, Abílio Baeta Neves, e do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Marcelo Speziali.

Renato Janine Ribeiro será o primeiro convidado a participar do evento. Nesta quarta, 10, às 8h35, após a abertura do Simpósio, o pesquisador apresenta o tema A pesquisa e a pós-graduação no Brasil: uma análise sobre o cenário e as perpectivas. Janine Ribeiro é professor de Filosofia na USP, cientista político, escritor e colunista. Autor de diversos livros e ensaios, entre março e setembro de 2015, ocupou o cargo de ministro da Educação, tendo como principal desafio a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). Atualmente, preside a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Já o pesquisador e membro da Academia Brasileira de Ciências, professor Abílio Baeta Neves, vai discorrer sobre A avaliação quadrienal e o futuro da pós-graduação. Baeta Neves presidiu a Capes, órgão do MEC responsável por avaliar, acompanhar, fomentar e induzir cursos de pós-graduação stricto sensu. Foi também diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul. Em 2006, recebeu o Prêmio Anísio Teixeira por sua dedicação à “disseminação de conhecimento e à formação de doutores.”

Fapemig
Fomento à pesquisa no Estado de Minas Gerais: desafios, avanços e estratégias é pauta debatida pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Marcelo Speziali. Pesquisador na área de catálise, com passagens por universidades da Alemanha e Estados Unidos, ele também é especialista na área de proteção à Propriedade Intelectual e possui experiência na área de empreendedorismo tecnológico. É coordenador da regional Sudeste da Associação Fórum de Gestores de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (Fortec). A palestra de Speziali está marcada para a sexta, 12, a partir das 10h.

Além dessas personalidades, o I Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ reunirá outros convidados, vindos de instituições de ensino como USP, UNESP, CEFET-MG e UFRJ. Acompanhe!