Startup da UFSJ é primeira colocada no Programa Acelera Esalq/USP

Publicada em 17/08/2022

A Startup TechDots da UFSJ conquistou o primeiro lugar no Programa Acelera Esalq/USP, iniciativa que busca promover ideias inovadoras para solução de problemas do agronegócio brasileiro. O projeto vencedor recebeu premiação de R$ 10 mil, a ser reinvestida na empresa. O trabalho teve como mentor o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais da UFSJ (FQMAT), professor Marco Antônio Schiavon. 
 
Da equipe ganhadora fazem parte o doutorando em Química André Fonseca; a doutoranda em Física e Química dos Materiais, Thaís Adriany; a mestranda nesse mesmo programa, Letícia Magalhães; e o doutorando em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Tiago Lasmar. 
 
Na disputa, o grupo apresentou o NanoGrow, um filme plástico especial para estufas que tem como diferencial a tecnologia que otimiza o uso da energia solar. Tiago Lasmar explicou que o produto se baseia no fato de a fotossíntese das plantas acontecer de forma mais efetiva em um comprimento de onda específico da luz do sol, variável que interfere no desenvolvimento dos vegetais. “Atualmente, os produtos disponíveis no mercado espalham a luz no ambiente de maneira uniforme. Já a solução proposta pela TechDots utiliza nanopartículas para emitir a luminosidade que favorece o crescimento das plantas, absorvendo a luz não usada. Ao oferecer uma luz de melhor qualidade, a utilização do NanoGrow proporciona um ganho de produtividade na estufa”, detalha. 
 
Tiago Lasmar contou ainda que a equipe sabia do potencial do NanoGrow e tinha a expectativa de conseguir uma boa colocação, mas o primeiro lugar foi uma surpresa. “A conquista no Acelera Esalq/USP é um reconhecimento do trabalho realizado e atesta o quanto o produto que apresentamos pode agregar valor à produção no setor do agronegócio.”
 
O professor Marco Schiavon também considerou a conquista do primeiro lugar uma excelente surpresa. “A startup TechDots da UFSJ surgiu da vontade de aplicar os materiais desenvolvidos no Grupo de Pesquisa em Química de Materiais (GPQM) e a participação no Programa Acelera Esalq/USP teve o intuito de ampliar as atividades já desenvolvidas pela empresa. Os estudantes conseguiram se organizar e fazer uma proposta interessante de solução para o agronegócio que foi apresentada para os profissionais presentes no evento, conquistando a primeira colocação.”
 
O docente destacou a importância do programa, que contribui para incentivar os estudantes a aprenderem e desenvolverem projetos inovadores. “Iniciativas como o Acelera Esalq/USP ampliam o papel da Universidade para além da pesquisa, propondo soluções práticas para questões do dia a dia. O programa ofereceu um treinamento que proporcionou um importante aprendizado para os alunos, contribuindo para a formação e para a expansão da cultura da inovação entre eles”, elogiou.
 
A iniciativa
O Programa Acelera Esalq/USP foi criado com o intuito de selecionar ideias inovadoras da comunidade acadêmica que proponham soluções para problemas do agronegócio brasileiro. Cerca de 150 universitários de 17 instituições de ensino superior de oito estados do Brasil se inscreveram. Após uma triagem realizada por especialistas, foram selecionados os 100 melhores estudantes de diversas áreas do conhecimento, como Ciências Agrárias, Administração, Engenharias, Sistemas de Informação, Química, entre outras. 
 
As 26 equipes selecionadas tiveram contato direto com os principais nomes do ecossistema de inovação do agro, além de professores da Esalq/USP, por meio de treinamentos totalmente on-line. As capacitações favoreceram a formação de recursos humanos e a condução de projetos empreendedores.
 
A TechDots
A startup é uma spin-off acadêmica do Grupo de Pesquisa em Química dos Materiais (GPQM) da UFSJ que nasceu, em 2020, com o objetivo de impulsionar a nanotecnologia no Brasil. A TechDots oferece soluções tecnológicas e serviços de consultoria, auxiliando empresas e pesquisadores em demandas/problemas com o uso de nanotecnologia.
 
A TechDots integra ainda as quatro startups da UFSJ selecionadas para o Catalisa ICT, programa de aceleração e fomento de negócios inovadores de base tecnológica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A startup também acaba de ser também selecionada na 2ª edição do programa de mentorias e conexões Start Agro, também do Sebrae.