Equipe da UFSJ volta da Serra do Navio: boa receptividade da população

Publicada em 25/08/2022

Alunos e professores da UFSJ participaram, no mês de julho, da Operação Amapá Mais Forte, ligada ao Projeto Rondon, no município de Serra do Navio, ao norte do estado do Amapá. Essa é a sétima vez que equipes da Universidade se engajam no Rondon. De julho de 2014 a janeiro de 2019, alunos da instituição estiveram presentes nas operações Guararapes, Itacaiúnas, Itapemirim, Tocantins, Pantanal e Parnaíba.

A Operação Amapá Mais Forte promoveu ações referentes à cultura, educação, direitos humanos, justiça e saúde. Os cursos de capacitação oferecidos foram: cuidador de idosos, cuidador infantil; orientação para profissionais de segurança pública sobre o acolhimento à mulher vítima de violência doméstica; produção de fitocosméticos; formação para o desenvolvimento do ecoturismo local.

Neste ano, quatro comunidades rurais foram atendidas pelo Projeto, que contou com o apoio logístico da Prefeitura Municipal. O coordenador da equipe institucional, professor Marcelo Gonzaga (CCO), lembra que a população, de início, se mostrou ressabiada com as equipes, o que foi mudando com a aceitação das estratégias dos rondonistas, gerando boa receptividade nos quatro locais escolhidos.

Ao abordar temas relacionados à saúde da mulher, um inesperado desafio. “Havíamos preparado uma capacitação que tratava da oferta de DIU como método contraceptivo. Quando descobrimos, em plena oficina, que o município não dispunha de nenhuma ação direcionada à saúde da mulher. Preparamos então um curso sobre essa temática para aqueles profissionais, que foi logo oferecido às mulheres da comunidade”, pontua Marcelo.

Para José Gabriel Alves, participar do Rondon trouxe muitos conhecimentos. “O que era sonho hoje é uma das minhas maiores realizações. Coloquei muito do que eu acredito nas oficinas, para que não fossem apenas sobre ensinar, mas sobre aprender. Compartilhamos muito aprendizado, afeto, lágrimas e frustrações, mas voltamos pessoas melhores”, afirma o futuro enfermeiro.

A Operação Amapá contou também com a participação da professora Renata Reis (Departamento de Zootecnia) e oito alunos da UFSJ. Acompanhe aqui o diário de viagem dos rondonistas da UFSJ!

Sobre o Projeto
O Projeto Rondon, ação interministerial do Governo Federal, é uma realização entre as Instituições de Ensino Superior, lideranças comunitárias e população. Seu principal objetivo é o desenvolvimento de ações que promovam a integração social por meio do contato dos universitários com a realidade brasileira.

Voluntários, estudantes de todo o país passam a trabalhar juntos na busca de soluções para os problemas de comunidades vulneráveis em todas as regiões brasileiras, com vistas ao seu bem-estar social.

Texto: Elivelton Cosme (Estagiário Ascom)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli