Projetos de extensão desenvolvem aplicativo para dinamizar o atendimento da APAE em Divinópolis

Publicada em 25/08/2022

Recentemente lançado, o aplicativo APAE-Divinópolis é produto da cooperação de dois programas de extensão da UFSJ. O Programa Continuidade de Cuidado às Crianças com Condições Crônicas e suas Famílias, coordenado pela professora Patrícia Braga, do curso de Enfermagem, busca manter o cuidado dessas crianças por meio de ações na APAE e na rede de atenção à saúde do município de Divinópolis. A Extensão em Aplicação Tecnológica (EATECH), desenvolvida no Campus Alto Paraopeba (CAP), objetiva a inclusão digital, sob a coordenação do professor Natã Goulart da Silva.

A ideia dessa proposta conjunta vem desde o início de 2020, motivada pela pandemia da covid-19, que impossibilitou as atividades presenciais, inclusive aquelas ligadas à área da Saúde. À época, foram realizadas reuniões entre os integrantes do projeto e os do Núcleo de Estudos sobre Criança e Adolescente (NECA) do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO). Eles apresentaram as principais necessidades da APAE ao desenvolvedor, Daniel Ernany Lopes Figueiredo, aluno da Engenharia Mecatrônica, e ao coordenador, Natã Goulart, de modo que pudessem compreender e pensar as funcionalidades e interface do software.

Benefícios
Para além da agilidade que o aplicativo, já finalizado, vai permitir, está a otimização do atendimento institucional. “Há uma expectativa de que ele possa contribuir com a gestão do cuidado, com a organização do agendamento de consultas, confirmação de atendimentos, comunicação da equipe com os profissionais da instituição, gerando dados e informações e até mesmo a solicitação de receitas para alguns pacientes”, explica Patrícia Braga.

O software passará agora por um processo de validação, para que, futuramente, possa ser utilizado por outras APAEs de Minas Gerais e também do Brasil, visando facilitar o processo de interação com a comunidade.

Outras informações sobre o aplicativo, inclusive, o material de instrução para baixá-lo, estão disponíveis no Instagram da APAE Divinópolis.

 

Texto: Greycyelly Miranda (Estagiária Ascom)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli