Trabalhos do Laboratório de Recursos Genéticos da UFSJ são destaque em evento da UFMG

Publicada em 25/08/2022 - Fonte: ASCOM

O trabalho elaborado pela graduanda em Zootecnia da UFSJ, Mônica Soares da Silva, será destaque na GeneTime Conference 2022, conferência da Pós-Graduação em Genética da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promovida entre 24 e 26 de agosto. A estudante foi selecionada para realizar a apresentação oral do estudo Estimativa do número de migrantes entre populações de peixes migratórios separados por barragens hidrelétricas, próximo a SJDR na bacia do alto Rio Grande, MG.  A participação será nesta sexta-feira, 26, às 17h30. Além de Mônica, assinam o trabalho Leiliane Campos de Carvalho e Raíssa Dias Graciano.

A aluna Mônica Soares Silva comemorou a seleção para realizar a apresentação do seu trabalho. “Havia me inscrito para o formato de pôster e me surpreendi com a mensagem de que realizaria uma apresentação oral. O estudo traçou o perfil genético das espécies de peixes da bacia do alto Rio Grande, levando em consideração a interferência das barragens construídas ao longo do rio."

A estudante enfatizou ainda a importância da presença da UFSJ no evento. “A participação na GeneTime Conference promove o nome da Universidade em âmbito internacional, levando a UFSJ a alcançar patamares mais altos. Ao todo, seis trabalhos da UFSJ foram selecionados para a Conferência, o que mostra a qualidade dos estudos desenvolvidos, dos quais os conteúdos produzidos contribuem de maneira significativa com os conhecimentos e pesquisas da área.”

Número recorde de trabalhos

A UFSJ terá participação relevante no evento também pelo número de trabalhos do Laboratório de Recursos Genéticos da UFSJ (LARGE) que estarão presentes na GeneTime Conference 2022. Além do conteúdo da aluna Mônica Soares da Silva, outros cinco estudos serão apresentados no evento no formato de pôster. Os conteúdos foram elaborados junto com alunas de Iniciação Científica das graduações em Ciências Biológicas e Zootecnia e da Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec-UFSJ), além de contarem com a colaboração da doutoranda do PPGBiotec, Raíssa Graciano.

De acordo com o coordenador do LARGE, professor Gabriel Yazbeck, o grande número de estudos selecionados do laboratório pode ser considerado um feito importante para a instituição. “Esta é, sem dúvida, uma nova marca na submissão e aceite de trabalhos em um único evento ao LARGE”.

Em formato de pôster, será apresentado o trabalho intitulado Bioinformatic characterization of intergenomic, multispecific simple sequence repeats, de Leiliane Campos de Carvalho, Raíssa Dias Graciano e Gabriel M.Yazbeck. O estudo Simple sequence repeats distribution pattern throughout coding regions of Salminus brasiliensis (Cuvier 1816), de Raíssa Graciano e Gabriel M. Yazbeck, também estará presente. A Raíssa Graciano, Andréa D. O. G. Garcia Andréa Garcia e Gabriel M. Yazbeck trazem Characterization of the gonadotrophin releasing hormone from the genome of Salminus brasiliensis (Cuvier, 1816). Também será apresentado o trabalho Characterization of the Angiotensin Converting Enzyme 2 (ACE2) gene from the Neotropical freshwater migratory golden fish Salminus brasiliensis, de Morgana Ribeiro, Raíssa Graciano e Gabriel M. Yazbeck. Os autores Rosiane de Paula Santos, Raíssa Cristina Dias Graciano e Gabriel M. Yazbeck apresentam ainda o estudo Microsatellites genomic distribution pattern in the coding sequences of the fish Brycon orbignyanus (Valenciennes, 1850).

Todos os trabalhos selecionados receberam o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFSJ (PROPE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Companhia Energética de Minas Gerais S.A (CEMIG).

O evento

A GeneTime Conference 2022 é um evento bianual vinculado ao Programa de Pós-graduação em Genética (PPGen) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A primeira edição, realizada em 2018 de forma presencial, contou com a participação de mais de 200 estudantes e profissionais de diferentes partes do Brasil e do exterior. O encontro deste ano será promovido na modalidade semi-presencial e contará com minicursos e palestras de pesquisadores com experiência no tema. Todas as informações podem ser acessadas neste link.