UFSJ abre processo seletivo para doutorandos estrangeiros

Publicada em 30/08/2022 - Fonte: ASCOM

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin) e os programas de doutorado da UFSJ, publica o Edital 001/2022 para seleção de doutorandos estrangeiros, com início das atividades em março de 2023.

São cinco vagas ao todo, em cada um dos seguintes Programas: Ciências da Saúde (PPGCS); Física e Química de Materiais (FQMAT); Biotecnologia (PPGBIOTEC); Psicologia (PPGPSI) e Bioengenharia (PPBE). As inscrições serão recebidas em formulário específico, que pode ser conferido aqui, no período de 12 de setembro a 14 de outubro.

As bolsas serão financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e têm duração de quatro anos. “A Fapemig concedeu uma bolsa a cada programa de doutorado, e o edital unificado foi uma iniciativa da Prope e da Assin, que convidaram os coordenadores dos programas de pós para essa construção unificada e coletiva”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni.

O processo seletivo se dará por via remota; contudo, se selecionado, o candidato precisa arcar com o deslocamento e instalação em São João del-Rei ou Divinópolis. Podem se inscrever alunos de qualquer país, desde que não possuam nacionalidade brasileira e sejam fluentes em português, inglês ou espanhol, afirma Kátia Barbosa Moreira, secretária executiva da Assin.

“Reitoria, Prope e Assin vão disponibilizar aulas de português para os alunos aprovados, de forma que eles terão aulas antes de chegarem ao Brasil”, destaca o pró-reitor.

Com o Edital, espera-se que novas parcerias científicas sejam implementadas na instituição: “Esse processo seletivo representa um grande marco na internacionalização da pós-graduação na UFSJ, pois viabiliza parcerias com pesquisadores de outros países, servindo como modelo para iniciativas vindouras ampliadas”, avalia Baldoni.

É importante ressaltar que cada programa da UFSJ conta com critérios de seleção diferentes, detalhados no referido edital. O processo seletivo ocorre entre 24 de outubro e 11 de novembro; já o resultado final, em 14 de novembro.

Confira cada etapa do processo na página da Assessoria Internacional.