Foripes recorre ao Senado em busca de ajuda para as federais

Publicada em 31/08/2022

O reitor Marcelo Andrade, presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes), participou nesta terça, 30, juntamente com outros reitores e reitoras que compõem o Fórum, de uma reunião com os senadores Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, e Cid Gomes (PDT-CE).

Marcelo destacou as dificuldades orçamentárias que as instituições vêm enfrentando, o que acarreta diversas dificuldades e problemas, como a evasão escolar e a falta de recursos para garantir despesas básicas. “Nós viemos em busca de apoio e de soluções. Sabemos que o Senado, por meio de seu presidente, que também é representante de Minas Gerais, tem grande sensibilidade para a área de Educação e pode ser o nosso interlocutor junto ao Congresso Nacional”, destacou.

Cortes, penúria e desmontes
O presidente do Foripes lembrou aos senadores que Minas é o Estado com maior concentração de universidades federais: são 270 mil alunos em mais de dois mil cursos de ensino superior espalhados por 11 instituições que enfrentam problemas orçamentários graves.

O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David, ex-presidente da Andifes, a Associação de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, enfatizou que “muitas universidades vão chegar ao fim do ano devendo contratos com terceirizados, luz e água”, o que foi reforçado pelo dirigente da Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva. “Este ano, universidades farão esforço para finalizar o ano letivo. Mas em 2023 há risco de que as atividades sejam paralisadas por falta de recursos”, asseverou.

Já o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), João Chrysostomo, solicitou que os cortes orçamentários sejam minimizados no PLOA 2023 (Projeto de Lei Orçamentária Anual), que será enviado pelo Executivo ao Congresso até esta quarta-feira, 31.

A preocupação com os cortes nas áreas de pesquisa foi outro ponto ressaltado no encontro. A reitora da Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Goulart Almeida, pontuou que “Minas Gerais tem sofrido acentuadamente com os cortes no orçamento da Ciência e da Educação, tendo em vista que é o Estado com o maior número de instituições federais de ensino superior. São 17 no total”, lembrou. Sobre esse assunto, o reitor da Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, destacou o prejuízo que será causado às federais com a Medida Provisória 1.136/2022, enviada pelo Governo Federal nesta segunda-feira, 29, e “desmonta grupos de pesquisa extremamente importantes, fazendo com que bolsistas percam financiamentos.”

Ao final, os senadores Rodrigo Pacheco e Cid Gomes firmaram compromisso em defender as reivindicações apresentadas e lutar por mais verbas na educação superior.

Luciene Tófoli
Assessoria de Relações Institucionais e Corporativas