Pesquisa e performance musical debatidas em encontro sobre repertório sacro mineiro

Publicada em 31/08/2022

As cidades de São João del-Rei, Prados e Tiradentes, no Campo das Vertentes, mantêm, desde o século XVIII, uma prática musical baseada na performance de orquestras bicentenárias, que executam repertório sacro em celebrações religiosas e apresentações diversas. Diante dessa realidade musical sui generis no país, que enseja inúmeros debates e investigações científicas, a UFSJ realiza, de 3 a 6 de setembro, o I Encontro de Pesquisa e Performance Musical.

O objetivo geral do evento é criar um espaço que proporcione diálogos entre essas fronteiras. Assim, essa versão pioneira terá como tema A pesquisa e a performance da música sacra mineira. A programação está estruturada em seminários – com apresentação de pesquisas sobre o tema geral, realizadas por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Música, palestras, mesas-redondas, masterclasses e concertos abertos ao público. Entre as atividades, todas disponíveis no site do I Encontro, há uma visita guiada às missas dominicais em São João del-Rei, nas quais se apresentam as tradicionais orquestras Ribeiro Bastos e Lira Sanjoanense.

Pesquisas
Tendo em vista a prática musical ainda em atividade nas orquestras, não apenas de São João del-Rei, mas de Prados (Lira Ceciliana) e de Tiradentes (Orquestra Ramalho), o público vai poder contemplar professores e estudantes pesquisadores, ao lado de músicos da comunidade regional.

Os cursos de pós-graduação e graduação em Música da UFSJ acumulam diversas pesquisas finalizadas e em andamento sobre a performance da música sacra mineira, que precisam ser experimentadas no âmbito da prática musical para cumprirem sua finalidade como pesquisa artística. “Esse evento contempla a tradição interpretativa da região como fonte de pesquisa e aprendizado”, ressalta o coordenador geral do I Encontro de Pesquisa e Performance Musical, professor Antônio Carlos Guimarães (Dmusi).

Inscrições e programação
O I Encontro terá convidados nacionais e internacionais que se apresentarão em concertos e palestras, entre eles, o músico e professor Anders Ljungar Chapelon, da Academia de Música de Malmö, na Suécia, que falará sobre A tradição em movimento. As inscrições podem ser feitas gratuitamente, via formulário, no site do evento. Todas as atividades serão presenciais e transmitidas pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Música da UFSJ no YouTube.