TechDots, startup da UFSJ, é destaque no MG TEC

Publicada em 01/09/2022

A startup TechDots da UFSJ foi destaque na edição do MG1, da TV Integração (Rede Globo), na última quarta, 31 de agosto. A empresa protagonizou o quadro MG TEC, que apresentou o NanoGrow, produto desenvolvido pela startup que conquistou o primeiro lugar no Programa Acelera Esalq/USP, iniciativa que busca promover ideias inovadoras para solução de problemas do agronegócio brasileiro.

O NanoGrow é um filme plástico especial para estufas que tem como diferencial a otimização do uso da energia solar. A fotossíntese ocorre de forma mais efetiva em um comprimento de onda específico da luz do sol, variável que interfere no desenvolvimento dos vegetais. Os produtos atualmente disponíveis no mercado espalham a luz no ambiente de maneira uniforme. Já a solução proposta pela TechDots utiliza nanopartículas para emitir luminosidade que favorece o crescimento das plantas, absorvendo a luz não usada. “Ao oferecer uma luz de melhor qualidade, o NanoGrow proporciona ganhos de produtividade na estufa”, detalha Tiago Lasmar, um dos integrantes da startup.

O professor Marco Schiavon, mentor do projeto e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais da UFSJ (FQMAT), considerou a conquista do primeiro lugar uma excelente surpresa. “A participação no Programa Acelera Esalq/USP teve o intuito de ampliar as atividades já desenvolvidas pela TechDots. Os estudantes conseguiram se organizar e fazer uma proposta interessante de solução para o agronegócio.”

Fazem parte da TechDots o doutorando em Química, André Fonseca; a doutoranda em Física e Química dos Materiais, Thaís Adriany; a mestranda Letícia Magalhães (FQMAT); e o doutorando em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Tiago Lasmar.