Prêmio Capes de Tese: pesquisa da UFSJ recebe Menção Honrosa na área de Materiais

Publicada em 02/09/2022

O estudante do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais da UFSJ (FQMAT), Brenner Rodrigo de Carvalho Vale, recebeu menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2022. Intitulado Exciton and charge carrier dynamics in colloidal semiconductor nanocrystals, o trabalho de conclusão de doutorado foi menção honrosa na área de Materiais defendida no Brasil, em 2021. O aluno teve como orientador o professor Marco Antônio Schiavon.

A tese premiada aprofundou as pesquisas dos pontos quânticos de nanocristais de perovskitas, materiais semicondutores luminescentes capazes de emitir luz de alto brilho, que podem ser utilizados em telas de televisores ou tablets, painéis para geração de energia solar, entre outras aplicações. Brenner Vale estudou esses nanocristais de perovskitas em forte regime de confinamento quântico com espectroscopia ultrarrápida, técnica na qual os processos acontecem na velocidade de um quadrilionésimo a um bilionésimo de segundo. “De acordo com os resultados, esperamos que esse material possa ser um candidato bastante promissor para dispositivos baseados em emissão de luz”, concluiu Brenner.

Segundo o professor Marco Schiavon, a pesquisa de Brenner é um estudo fundamental em espectroscopia aplicado às propriedades dos materiais, inédito no Brasil. “No país, não há instituições que fazem pesquisa com essa nova técnica, o que reforça ainda mais a relevância do estudo.”

O autor da tese considera que a conquista do Prêmio Capes certifica o importante impacto de sua pesquisa. “Esse reconhecimento da Capes deixa claro que a colaboração entre pesquisadores é fundamental para alavancarmos a Ciência. Atualmente, sou pós-doutorando no grupo do professor Lázaro Padilha, no Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp. Desde o início da minha graduação, meu sonho é um dia me tornar docente de alguma universidade no Brasil ou no exterior. Acredito que essa menção honrosa seja um sinal que estou no caminho certo.”

Brenner Vale explica que o doutorado promoveu um saldo extremamente positivo na sua carreira, por ter conseguido produzir Ciência de excelência em nível internacional mesmo em uma época de fortes cortes no financiamento da pesquisa e de um longo período de pandemia. “Para essa conquista, não poderia deixar de agradecer à Confederação Suíça pela bolsa de estudos, que foi de extrema importância para os trabalhos publicados durante meu doutorado. Também agradeço ao grupo do professor Jacques-E. Moser, da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL). Embora boa parte do trabalho tenha sido realizado na EPFL, vejo que a minha sólida formação em síntese de nanocristais, juntamente com a orientação do professor Schiavon, foram fundamentais para que eu pudesse explorar técnicas novas de produção de Ciência de qualidade”, complementou.

O professor Marco Schiavon enfatizou a importância desse triunfo para o Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais e também para a UFSJ. “É com orgulho que recebemos a notícia da escolha do trabalho de Brenner como uma das melhores teses de doutorado de 2021 na área de Materiais. É o primeiro prêmio conferido a uma tese de alunos do FQMAT, desde a criação dos cursos de mestrado e doutorado. A conquista mostra a excelência dos estudos realizados e qualifica o Programa que, até o momento, tem o conceito 4 da Capes. Essa conquista ainda estimula os demais estudantes da pós a participarem do Prêmio, que acontece anualmente.”

Histórico
Benner Vale despertou seu interesse pela Química ainda no Ensino Médio, quando teve que se debruçar nos estudos de propriedades, reações e nomenclatura de ácidos, bases, sais e óxidos para fazer uma prova. Ingressou no curso de Química da UFSJ e, desde o início da graduação, integrou projetos de Iniciação Científica, mestrado e doutorado orientados pelo professor Schiavon.

Entre 2017 e agosto de 2018, permaneceu na UFSJ, testando e otimizando vários métodos de síntese de perovskitas que permitissem a obtenção de nanocristais com forte regime de confinamento quântico. Em setembro de 2018, iniciou os estudos no programa de intercâmbio oferecido pela Confederação Suíça na Escola Politécnica Federal de Lausanne.

Atualmente, Brenner realiza pós-doutorado no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (IFGW-Unicamp), sob supervisão do professor Lázaro Aurélio Padilha, na área de espectroscopia ultrarrápida.

Sua formação, realizada na UFSJ da graduação ao doutorado, foi destacada pelo professor Marco Schiavon. “Brenner é um aluno com a formação acadêmica construída genuinamente na UFSJ. Isso mostra a qualidade do ensino oferecido pela Universidade e a capacidade da instituição de formar profissionais de excelência.”

O prêmio
O Prêmio Capes de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros. A edição de 2022 recebeu 1.266 inscrições, nas 49 áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. A iniciativa busca aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação do país.