Núcleo de Criação de Animais de Laboratório da UFSJ é contemplado com recursos da Finep

Publicada em 02/09/2022

O Núcleo de Criação de Animais de Laboratório da UFSJ (Nucal) foi selecionado pela Chamada Pública MCTI/FINEP/Ambientes Controlados e Salas Limpas. O espaço será contemplado com o valor de R$ 3.694.950,07, montante que será utilizado na execução do projeto Adequação de infraestrutura de ambiente controlado no Núcleo de Criação de Animais de Laboratório da UFSJ (Nucal) com vistas ao avanço da produção em CT&I.

O Nucal é a unidade da UFSJ que cria animais de laboratório para fornecer às pesquisas promovidas pela comunidade acadêmica. O coordenador do Núcleo, professor Paulo Henrique de Almeida Campos Junior, explica que, até o momento, o local tem a capacidade de criar camundongos convencionais, que não possuem um padrão sanitário definido. Para realização de pesquisas, o ideal é utilizar animais specific germ free (SPF), criados com barreiras sanitárias muito rígidas, que permitem conhecer cada microrganismo, bactéria ou vírus contidos nesses camundongos.

De acordo com Paulo Henrique Campos, os recursos da Finep serão utilizados para adequar as instalações do Nucal, permitindo a produção de animais SPF, sob padrões sanitários meticulosos, bem como para a realização de ensaios científicos e de inovação, além da prestação de serviços em ambiente com alto nível de biossegurança e obedecendo a normas técnicas nacionais e internacionais. “O edital nos dava a oportunidade de financiar a adequação da estrutura do Nucal em um ambiente controlado. Com essas adequações, o Núcleo irá funcionar em sua plenitude, beneficiando todas as pesquisas da área de ciências biomédicas da UFSJ, que terão à disposição para seus estudos modelos experimentais com padrão internacional.”

As intervenções irão compreender a instalação de sistema de condicionamento de ar classe ISO 7, substituição de portas para manter o equilíbrio das pressões e realização de trocas de forro e luminárias nas salas de criação de animais do segundo pavimento. O Nucal também receberá a instalação de sistema de climatização com filtragem com carvão ativado na área de lavagem para permitir o funcionamento do ambiente controlado (criatórios do segundo pavimento).

Segundo o coordenador do Núcleo, a partir da chegada dos recursos, a obra tem previsão de ser concluída em 120 dias. “Após o término das adequações, temos a expectativa de que, em seis meses, possamos fornecer camundongos SPF para a comunidade acadêmica”, comemora.

O edital
A Chamada Pública MCTI/FINEP/Ambientes Controlados e Salas Limpas selecionou propostas para a concessão de apoio financeiro, visando a implantação, adequação e melhoria de infraestruturas de ambientes controlados e salas limpas, voltados ao desenvolvimento de pesquisas. Ao todo, 45 projetos foram contemplados pela iniciativa, representando um investimento total de R$ 99.272.217,07. Além da UFSJ, tiveram propostas selecionadas as universidades federais de Santa Maria (UFSM), da Paraíba (UFSB), Minas Gerais (UFMG), de Pernambuco (UFPE), do Rio Grande do Norte (UFRN), entre outras instituições.