Atendimento psicológico gratuito da UFSJ é destaque no MG TV

Publicada em 08/09/2022

 
A UFSJ participou do debate sobre o Setembro Amarelo promovido pela edição do MG1, da TV Integração (Rede Globo), na última terça-feira, 6 de setembro. A campanha de prevenção ao suicídio foi tema do jornal que destacou o atendimento gratuito oferecido pelo Serviço de Psicologia Aplicada da UFSJ (SPA). 
 
Durante a matéria, a psicóloga do SPA, Paula Pontes, foi entrevistada e trouxe informações sobre o atendimento psicológico disponibilizado pela universidade e que pode ser utilizado por qualquer pessoa. “A clínica-escola da UFSJ oferece um serviço extensivo à comunidade de forma gratuita, por meio do estágio dos alunos do curso de Psicologia, supervisionado pelos professores”. 
 
Em relação à campanha do Setembro Amarelo, Paula Pontes detalhou as atividades desenvolvidas junto aos estudantes durante todo o ano que são realizadas pelo SPA e pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. “Por meio dos nossos projetos das áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão, são promovidos momentos para discutir o assunto da prevenção e da saúde pública”. A psicóloga da UFSJ destacou ainda que, para a campanha 2022, o SPA está oferecendo um Seminário aos alunos, voltado à atuação desses futuros profissionais no mercado de trabalho. “Dentro da campanha do Setembro Amarelo, o SPA também foi convidado para participar de uma ação preventiva no município de Prados”, acrescentou. 
 
O serviço
O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) oferece atendimento psicológico à população de baixa renda de São João del-Rei. Os atendimentos são supervisionados pelos professores do Departamento de Psicologia e executados pelos estagiários selecionados por meio de processos seletivos. Para participar, é preciso preencher o cadastro no Campus Dom Bosco da UFSJ. 
 
A campanha
O Setembro Amarelo é uma iniciativa voltada à prevenção do suícido. Organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha 2022 aborda o tema A vida é a melhor escolha!, por meio de diversas ações desenvolvidas durante todo o ano.