Revisora da UFSJ participa de congresso sobre deficiência visual

Publicada em 09/09/2022

O I Congresso Internacional do Instituto Benjamin Constant (I CONIN-IBC) abre, nesta sexta, 9, inscrições gratuitas para participação de ouvintes, que serão recebidas até o dia 30. Instituição referência no ensino e pesquisa da deficiência visual no país, o IBC discute este ano a Deficiência visual e suas interfaces: educação, saúde e tecnologia, a partir três eixos: Saberes e práticas na educação de pessoas com deficiência visual; Tecnologia assistiva na temática da deficiência visual; e Saúde, bem-estar e qualidade de vida na deficiência visual.
 
As vagas serão preenchidas por ordem de chegada das solicitações de inscrição. A participação no evento poderá ser de maneira remota ou presencial, sendo necessário informar a modalidade no momento da inscrição, tanto para congressistas apresentadores quanto ouvintes. 
 
O I CONIN-IBC está marcado para o período de 7 a 10 de novembro, com apresentações de trabalhos, atividades culturais, mesas-redondas, oficinas e minicursos. Trabalhos inscritos serão apresentados em três modalidades: comunicação oral; comunicação oral com exposição de recurso educacional, para a apresentação de pesquisas já concluídas; e apresentação de pôster, com resultados preliminares de pesquisas em andamento, envolvendo ou não a produção de recurso educacional.
 
Audiodescrição de imagens
Fernanda Christina dos Santos, revisora de textos Braille no Setor de Inclusão e Acessibilidade da UFSJ (Sinac), vai ministrar o minicurso Técnicas básicas para a audiodescrição de imagens estáticas no I CONIN-IBC. Fernanda é especialista em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual e Sistema Braille, coautora do livro Braille!? O que é isso? e consultora da versão atual dos manuais Grafia Braille para a Língua Portuguesa e Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille, publicados pelo Ministério da Educação (MEC).
 

Texto: Greycyelly Miranda (Estagiária Ascom)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli