Reitores negros e reitoras negras participam de reunião na UFPE

Publicada em 12/09/2022 - Fonte: ASCOM

No encontro, foram abordados temas como reitorias negras, planejamento de ações, relações sociais e representatividade negra

Como parte da programação do XII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (Copene), o reitor e o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes e Moacyr Araújo, respectivamente, receberam reitores e reitoras negros/as, na manhã de hoje (12), no Gabinete do Reitor, localizado na Reitoria da UFPE, no Campus Recife. A reunião abordou temas como reitorias negras, planejamento de ações, relações sociais e representatividade negra.

Participaram do encontro os reitores Valter Joviniano de Santana Filho (Universidade Federal de Sergipe – UFS); Joana Angélica Guimarães da Luz (Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB); Marcelo Pereira de Andrade (Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ); e Roberlaine Ribeiro Jorge (Universidade Federal do Pampa – Unipampa). Também estavam presentes o presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), Cleber Santos Viera, pesquisadores, docentes e gestores.

A reunião faz parte da programação do XII Copene, que teve início ontem (11) e segue até a próxima sexta-feira (16), com atividades remotas e presenciais. O evento reúne intelectuais, professores, pesquisadores e estudantes de diversas instituições acadêmicas de todas as regiões do Brasil e da América Latina, ativistas dos movimentos sociais e convidados estrangeiros.
O congresso é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Esta edição do Copene conta com a correalização do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Conneabs) e da rede de universidades pernambucanas composta pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).

* Com informações da UFPE

Veja matéria completa em: https://bit.ly/3RU4qXF