Excelência da pós-graduação da UFSJ é confirmada pela avaliação da Capes

Publicada em 14/09/2022 - Fonte: ASCOM

 
A qualidade dos programas de Pós-graduação da UFSJ foi atestada pela Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No início de setembro, foi divulgado o resultado preliminar do processo que apresentou um aumento na nota de 13 programas de Pós-graduação da UFSJ, que passaram a ser pontuados com os conceitos 4, 5 e 6, sendo que a nota máxima na avaliação da Capes é 7. O resultado final será publicado em dezembro de 2022. 
 
Um dos destaques foi o Programa de Pós-graduação em Bioengenharia que subiu sua nota para o conceito 6, sendo o curso melhor avaliado da UFSJ. Outros  quatro Programas, antes avaliados com a nota 4, galgaram o conceito 5 da Capes. São eles os Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Física e Química de Materiais, Biotecnologia e o Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular. Os programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Artes Cênicas, História, Ciências Agrárias, Engenharia Elétrica, Enfermagem, Geografia e Física aumentaram a nota da avaliação do conceito 3 para o conceito 4.
 
A vice-reitora da UFSJ, Rosy Ribeiro, ressaltou que, em primeiro lugar, o investimento na pós-graduação foi um dos compromissos assumidos pela atual gestão em sua proposta de campanha. “Se queremos crescer enquanto universidade e centro de produção científica e tecnológica, não há outro caminho. Elevar os níveis de reconhecimento dos cursos de mestrado e doutorado impacta diretamente na qualidade dos cursos de graduação e nos programas de extensão e iniciação científica”, acentuou. 
 
A professora Rosy Ribeiro destacou ainda que esse investimento não tem sido tarefa fácil. “Nós, como outras universidades, temos sofrido com os recorrentes cortes no orçamento federal. Esse reconhecimento é mérito do esforço conjunto da comunidade científica, que não tem medido esforços para se posicionar de forma firme e positiva num cenário de desprestígio e ataques, como vemos hoje. Quero ressaltar o trabalho de toda a equipe da Pró-reitoria de Pesquisa, que tem dado suporte e apoio incansável aos programas e pesquisadores”. 
 
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ (Prope), André Baldoni, o resultado alcançado pelos programas da instituição representa que, em apenas 21 anos de história da Pós-graduação, a UFSJ já está atingindo patamares de excelência junto ao Sistema Nacional de Pós-graduação. “A Prope saúda e parabeniza todos os envolvidos nesta conquista que é um reconhecimento do trabalho e do engajamento histórico de toda a comunidade acadêmica, visto que uma pós-graduação de excelência não se constrói do dia para a noite. Neste sentido, é importante reconhecer o trabalho de docentes, coordenadores, discentes, egressos, técnicos-administrativos, servidores, pró-reitores da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e reitorias. A atuação conjunta, articulada e harmônica, ao longo dos anos, foi essencial para esse crescimento expressivo”. 
 
Crescimento representativo
 
As pontuações alcançadas pela UFSJ na Avaliação Quadrienal da Capes representam um ganho significativo para toda a pós-graduação da universidade. Dentre os 30 programas da UFSJ, 43,3% tiveram sua nota aumentada. Considerando apenas os 23 programas em que a UFSJ é a instituição proponente, esse aumento foi de 47,8% (11). E dentre os 13 programas que subiram, cinco são programas emergentes, ou seja, que estão em funcionamento desde 2013. Os demais oito são Programas em Consolidação que tiveram início de funcionamento anterior ao ano de 2013.
 
Os programas da UFSJ, que obtiveram aumento da nota, abrangem oito das nove grandes áreas de avaliação da Capes, sendo Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar. 
 
André Baldoni ressalta ainda os ganhos que serão trazidos pelo excelente desempenho dos programas de pós-graduação da UFSJ. “O aumento na qualidade da pós-graduação significará ainda mais recursos, mais oportunidades, crescimento científico, cultural, artístico, tecnológico e econômico para a instituição e para as regiões onde a Universidade está inserida”. 
 
Avaliação da Capes
 
A Avaliação Quadrienal da Capes tem como objetivo contribuir para a garantia da qualidade da pós-graduação brasileira e para o desenvolvimento dos programas. A iniciativa utiliza um modelo multidimensional na análise de três quesitos: Programa, Formação e Impacto na Sociedade. 
 
Os resultados são expressos em notas em escala de 1 a 7, atribuídas a cada programa após a avaliação dos indicadores. A análise é conduzida nas comissões de área de avaliação e, posteriormente, no Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) que homologa os resultados finais. São estes resultados que fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento no período subsequente.